Histórico do Município de Maripá de Minas

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO MUNICÍPIO:

Identificação do Município:

Município de Maripá de Minas – MG
Gerência Regional de Saúde de Juiz de Fora – GRS/JF
Tipo de Gestão: Gestão Plena de Atenção Básica
Aspectos Históricos:

Em 1850 foi fundado o “Arraial Córrego do Meio”, denominação originada da Fazenda Córrego do meio. Em 1890 o arraial teve sua denominação alterada para Maripá, nome de origem indígena que apesar de diferentes opiniões de Historiadores parece dizer “o pouso das coisas”. Em 1962 passa a “Maripá de Minas”, por força de lei animada em 30 de dezembro de 1962 (Lei No 2.764). O Município foi emancipado e marcado pela imigração de famílias italianas, sírias e francesas, e a raça negra, tem também papel fundamental no processo de desenvolvimento da cidade.

Fato importante, inclusive, para estudos comparativos com a realidade de hoje é relativo a agricultura, especificamente, a cultura da cana de açúcar, onde Maripá era conhecida como um dos municípios de maior produção sendo pleiteado inclusive a construção de uma usina, fato este que foi impedido por frações políticas interessadas apenas na agropecuária.

A iluminação pública chegou a Maripá ainda Arraial em 1924, época em que possuía inclusive um telefone.

Maripá esta subordinado judicialmente a Comarca de Bicas, a Educação vinculada a Superintendência Regional de Educação Juiz de Fora e a Saúde a GRS de Regional de Saúde. Não possui distritos, existe porém três comunidades em ascensão (Comunidades: Grota, Bonsucesso e da Serra) que devido a seu desenvolvimento podem vir a se tornar futuros distritos.

Formação Administrativa:

Distrito criado com a denominação de Maripá (ex-povoado de Córrego do Meio), pelo decreto-lei estadual nº 42, de 16-04-1890, e pela lei estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Guarará.

Em divisão territorial datada de 1911, o distrito de Maripá figura no município de Guarará. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1960.

Elevado à categoria de município com a denominação de Maripá de Minas, pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Guarará. Sede no atual distrito de Maripá de Minas (ex-Maripá). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Maripá para Maripá de Minas, alterado pela lei estadual nº 2764, de 30-12-1962.

Aspectos Físicos:

Localização:

O município de Maripá de Minas pertence ao Estado de Minas Gerais e está inserido na mesorregião da Zona da Mata Mineira, fazendo parte da microrregião de Juiz de Fora, segundo classificação do IBGE.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *