História

O município de Rochedo de Minas, antigamente conhecido como Rochedo ou Japaraíba, foi criado pela Lei nº 2764, de 30 de dezembro de 1962.6 7 Em 1991 a novela Felicidade foi gravada parcialmente no local. Em 2008, cenas de outra novela: “A Favorita”, ambas exibidas pela TV Globo.

Geografia

Centro de Rochedo de Minas.

Geograficamente a cidade se situa num vale, crescendo ao longo da antiga estrada de ferro, desativada nos anos 1970 e definitivamente desmontada em 1983. Hoje não resta quase nenhuma das grandes fazendas cafeeiras do passado. A sua maioria foi destruída para dar lugar ao pasto para alimentar o gado.

O município é localizado na Zona da Mata de Minas Gerais, região de influência de Juiz de Fora, Rochedo de Minas fica na parte montanhosa entre a Serra do Mar e a Mantiqueira.

Temperatura

Média anual: 20,60°C Média máxima anual: 25,20°C Média mínima anual: 15,60 °C Índice médio pluviométrico anual: 1.200 mm

Relevo

Pode ser assim representado: plano, 20%; ondulado, 30%; montanhoso, 50%. Suas principais elevações são a Montanha do Pensamento e as Serras da Demanda, do Recreio e de São Bento.

Hidrografia

Está na Bacia do Rio Paraíba do Sul, através do seu grande formador, o Rio Pomba. Apresenta numerosos cursos dágua, como o Rio Bonsucesso, o Ribeirão Roça Grande e os córregos Rochedo, União, Santo Antônio, Provisório, Pensamento, Barra Dantas, Araras, Mirante e da Cachoeira.

População

A população, muitos descendentes de italianos, é predominantemente católica e o grau de parentesco é evidente.

Distâncias

Distância dos principais centros: Belo Horizonte: 293 km Rio de Janeiro: 215 km São Paulo: 510 km Brasília: 1.045 km Vitória: 475 km Juiz de Fora: 54 km

Flora e Fauna

A flora nativa tem ipês, acácias, plantas ornamentais e muitas áreas reflorestadas de eucaliptos. A fauna tem pacas, jaguatiricas, tatus e muitas aves e pássaros.

Economia

Sua economia até pouco tempo era exclusivamente pecuária, através dos rebanhos de gado leiteiro. No início da década de 1990, Rochedo passou a ter confecções e hoje é o setor que mais emprega na cidade. Vive da agropecuária, principalmente do rebanho bovino, raceado para leite. Também cria galináceos, eqüinos, muares, caprinos e ovinos. Na agricultura, os principais produtos são: arroz, feijão, milho, mandioca, café, cana-de-açúcar e hortigranjeiros, sem muita expressão econômica. Entre as frutas destacam-se a laranja e a banana. Conta com pequenas indústrias, destacando-se uma fábrica de palmilhas e solados, confecções e inúmeras facções. A facilidade de acesso asfaltado e a proximidade de grandes centros como Juiz de Fora, levam a população a abastecer-se por lá, já que é modesta a rede varejista da cidade.

O comércio local é essencialmente formado por pequenas lojas familiares. Não há hoteis ou pousadas na cidade.

Cultura

O Clube Municipal programa bailes em alguns finais de semana. A Quadra Poliesportiva contribui para que habitantes e visitantes desfrutem momentos de descontração. O Esporte Clube Rochedo defende as cores da cidade e proporciona o lazer das tardes domingueiras.

Festas

A festa julina da escola, o aniversário da cidade (1º de março), o 7 de setembro e, atualmente, o CarnaRochedo (2 semanas antes do carnaval), são oportunidades para festejos populares e cívicos.

Religião

A religião católica, apostólica, romana predomina, sendo operantes as Irmandades de São Vicente de Paulo (que assiste a população carente) e do Sagrado Coração de Jesus, além da Legião de Maria. Além da Igreja Matriz, há as capelas de São Sebastião e São Francisco de Assis. Dentre as festas religiosas, sobressaem a da Padroeira Nossa Senhora da Piedade (setembro), a de São Sebastião (janeiro), a do mês de Maria (maio), a do Sagrado Coração de Jesus (junho), a de Nossa Senhora Aparecida (outubro) e a Semana Santa, muitas delas dando lugar, além dos cultos tradicionais, aos leilões, barraquinhas e quermesses. Outros templos religiosos estabeleceram-se no município nos últimos anos, dos quais podem ser citados: Assembleia de Deus, Evangelho Quadrangular, Igreja Metodista e outros.

Infraestrutura

A cidade é pequena, com ruas e praças calçadas, ajardinadas e arborizadas de amendoeiras e patas-de-vaca. São da Prefeitura Municipal os serviços de água e esgoto. A energia elétrica é da Energisa Minas Gerais – Distribuidora de Energia S/A e, os telefones, da Oi. A cidade também conta com uma torre de telefonia celular da operadora Claro. O município conta com dois Centros de Saúde, onde são feitos atendimentos médicos e odontológicos mais simples. Os serviços hospitalares são feitos em municípios vizinhos, como São João Nepomuceno e Bicas, sendo os mais complexos realizados em Juiz de Fora. Há ainda um posto dos Correios e Telégrafos. A cidade conta com um destacamento da polícia militar, uma escola que oferece ensino de 1º e 2º graus e 2 creches. Existe também o serviço de transporte escolar para recolher estudantes, principalmente da zona rural. A 1º de março de 2013 foi inaugurada a Rádio Rochedo FM.

Educação

A rede de ensino conta com uma escola de ensinos Fundamental e Médio, onde são ministrados cursos da 1ª série do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A cidade também conta com duas creches para atender às crinças menores de 6 anos de idade. Uma única biblioteca existente no município (Biblioteca Pública Municipal Professora Ormy Mendonça de Souza) atende às necessidades de pesquisa dos estudantes e ao gosto de leitura da população.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *