quarta-feira, maio 22, 2024

InícioÚltimas NotíciasUFJF lança consulta pública sobre conteúdo programático do Pism neste mês

UFJF lança consulta pública sobre conteúdo programático do Pism neste mês

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) vai abrir, no dia 25 deste mês, consulta pública à comunidade sobre o novo conteúdo programático que deve ser cobrado no Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism). Até o dia 8 de maio, a sociedade poderá enviar sugestões ou críticas acerca do novo programa.

O projeto de reformulação vem sendo desenvolvido há alguns meses, e já contou com a participação de escolas públicas e particulares, indicadas pela Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Juiz de Fora. As modificações propostas e que serão levadas ao público foram feitas a partir de dez comissões, de acordo com cada competência: Português, Matemática, História, Geografia, Biologia, Física, Química, Literaturas, Sociologia e Filosofia.

Desta forma, as propostas elaboradas por este grupo de trabalho ficarão disponíveis no site da Coordenação de Processos Seletivos (Copese), e os interessados poderão contribuir preenchendo formulários durante a consulta pública.

O conteúdo continua após o anúncio

As modificações no conteúdo do Pism estão sendo desenvolvidas por conta da alteração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ministério da Educação (MEC) e do novo currículo do Ensino Médio. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional orienta os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, além das propostas pedagógicas de todas as instituições públicas e privadas de ensino da Educação Infantil, Fundamental e Médio em todo o Brasil.

Segundo a coordenadora da Copese, Katiuscia Antunes, as mudanças vão atingir todos os estudantes inscritos em um dos três módulos do Pism 2023, “considerando que o novo ensino médio já sofreu alterações e vem sendo adaptado a partir da nova proposta”. No entanto, o formato da prova permanecerá o mesmo, pois as mudanças só dizem respeito, neste primeiro momento, ao conteúdo.

Participação da comunidade

O interessado em participar deve acessar a página da Copese, na qual encontrará o programa disponibilizado e o formulário com o conteúdo programático organizado por áreas específicas de conhecimento, em que o indivíduo poderá marcar uma das seguintes opções: concorda plenamente com a nova sugestão de programa, concorda parcialmente ou discorda.

Caso a opção escolhida tenha sido concordância parcial ou discordância, o programa abrirá uma aba em que o participante precisará escrever quais pontos precisam ser revistos. Posteriormente, essas respostas serão direcionadas às comissões que desenvolveram o programa para que essas possam avaliar as sugestões e críticas e, assim, se necessário, realizar alguma alteração no conteúdo programático do Pism 2023.



FONTE: TRIBUNA DE MINAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS