quarta-feira, maio 22, 2024

InícioBRASIL E MUNDOUFRJ realiza show em homenagem a centenário de turnê parisiense de Pixinguinha...

UFRJ realiza show em homenagem a centenário de turnê parisiense de Pixinguinha e Batutas  – Notícias






O Fórum de Ciência e Cultura UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) realiza na próxima quarta-feira (13), às 18h, um show gratuito em homenagem ao centenário da turnê de Pixinguinha e os Batutas em Paris, no átrio do Palácio Universitário do campus da Praia Vermelha, na zona sul do Rio.







O evento marcará o encerramento da semana de acolhimento dos alunos da UFRJ. O show será comandado pelo coletivo Choro na Rua, do Núcleo de Pesquisa em Dança e Cultura Afro-Brasileira (Coletivo Nudafro UFRJ). O coletivo receberá Marcelo Vianna, neto de Pixinguinha, para uma participação especial. Vianna, músico e ator, já se apresentou ao lado de grandes nomes da MPB, como Paulinho da Viola, Baden Powell  e João Nogueira.


Os Batutas


O grupo foi formado em 1919 e ajudou muito na formação da música brasileira. Em 1922, o grupo se apresentou em Paris, na França, em uma turnê que durou seis meses. Além de Pixinguinha, a formação inicial do grupo era composta por: Donga, Raul Palmieri, Nelson Alves, Jacob Palmieri, José Pernambuco, China e Luiz Silva.


*Estagiário do R7, sob supervisão de PH Rosa

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS