domingo, fevereiro 25, 2024

InícioGAMERSRoblox: novas Roupas em Camadas não são NFTs, afirma executivo

Roblox: novas Roupas em Camadas não são NFTs, afirma executivo

Diferente do que muita acredita, Roblox na verdade não é exatamente um jogo propriamente. Na realidade, funciona mais como uma plataforma, um hub onde é possível criar e participar de uma grande variedade de games usando as mais variadas skins e avatares.

O conceito na realidade não é tão diferente de diversas propostas apresentadas pelos entusiastas do metaverso, e uma nova funcionalidade adicionada ao título também é bem similar a outra “novidade” infame do mundo tecnológico: as NFTs. Embora não seja. Não se preocupe, você já vai entender.

Reveladas no ano passado e apresentadas no site oficial da plataforma no começo da semana, na segunda-feira (4), as Roupas em Camadas já podem ser adquiridas na loja do jogo. O grande atrativo desta nova adição é a possibilidade de usar os itens comprados em todo e qualquer avatar do jogo, independente do tipo físico.

Na prática, isto significa que uma mesma camiseta pode ser usada por um humano, um dinossauro e um duende, por exemplo. Isto é algo revolucionário não apenas em Roblox, mas no mundo dos games em geral. Além de ser também uma funcionalidade que funcionaria perfeitamente em conjunto com os infames tokens não-fungíveis.

Afinal de contas, o sistema desenvolvido pela equipe da Roblox Corporation tem a capacidade de fornecer exatamente o que tanto almejam as NFTs. A ideia da tecnologia é possibilitar o uso de um mesmo item em vários jogos diferentes, independente de onde tenha sido adquirido — algo que agora já é possível de fazer no popular título free-to-play.

Mas, sabendo que dá pra fazer, será que é do interesse da plataforma de entretenimento unificar seu novo sistema à tecnologia dos tokens não-fungíveis? Sabendo uma bolsa digital de marca famosa foi vendida lá por nada menos do que US$ 4.115,00 (cerca de R$ 19.560,00 em conversão direta), a resposta parece um alto e claro “sim”, certo? Errado.

Nova tecnologia da plataforma permite usar as mesmas vestimentas em quaisquer avataresNova tecnologia da plataforma permite usar as mesmas vestimentas em quaisquer avataresFonte:  Roblox/Divulgação 

Em entrevista concedida ao Wired, Bjorn Book-Larsson, vice-presidente de avatares na Roblox Corporation, deixou claro que sua empresa não tem interesse em integrar as tecnologias. Para ele, a Blockchain não adicionaria nada à plataforma e nem à sua comunidade, assim como os tokens “não aprimorariam ou tornariam a experiência melhor”.

Book-Larsson afirma ainda achar que NFTs hoje são apenas “itens para se gabar publicamente”, em nada agregando à experiência de jogo. “A tecnologia não necessariamente resolve nada por conta própria ou torna a experiência de jogo melhor inerentemente”, explicou.

Porém, o executivo não negou a possibilidade de um dia a empresa abrir as portas para os tokens não-fungíveis se a situação da tecnologia mudar. A reportagem também afirma que a corporação não tem interesse em portar seu novo sistema de roupas 3D em camadas para outros motores gráficos, como Unity e Unreal Engine.

Qualquer avatar pode usar roupas 3DQualquer avatar pode usar roupas 3DFonte:  Roblox/Divulgação 

E, pelo visto, Roblox realmente não precisa de NFTs: segundo a publicação, grandes marcas do mundo da moda continuam buscando parcerias para comercializar seus itens na loja por alguns Robux. Marcas famosas têm criado versões de seus tokens para vender no jogo — e parecem vir obtendo lucro mais do que satisfatório. Afinal, de acordo com o texto, elas estão “chocadas com o tanto de dinheiro que vêm fazendo” na plataforma.



FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS