domingo, fevereiro 25, 2024

InícioÚltimas Notíciasfiéis acompanham ação litúrgica em Juiz de Fora

fiéis acompanham ação litúrgica em Juiz de Fora

Adoração a Cristo em ação litúrgica na Catedral (Foto: Fernando Priamo)

Para os católicos, a Sexta-feira da Paixão é dia de recordar a morte e a crucificação de Cristo, com atos de penitência e reflexão. É também o único dia em que não há celebração de missa. A Igreja, então, às 15h, realiza a ação litúrgica, que consiste na leitura da Paixão, oração universal, adoração da cruz e distribuição da comunhão – consagrada na quinta-feira. Além dessa celebração, em Juiz de Fora, pela manhã, paróquias fizeram Via Sacra por ruas da cidade e organizaram confissões. Durante a noite, algumas Igrejas realizam sermão seguido de Procissão do Senhor Morto. A Igreja de Sant’Ana e São Joaquim, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, e a Igreja Matriz, no Bairro Santa Luzia, preparam, também, o tradicional teatro da Paixão de Cristo, que acontece às 18h e às 19h30, respectivamente.

O conteúdo continua após o anúncio

Dom Gil Antônio Moreira, arcebispo metropolitano de Juiz de Fora, foi quem presidiu a ação litúrgica na Catedral Metropolitana. Antes mesmo da celebração, os fiéis puderam adorar à cruz do lado de fora da Igreja. Às 19h, o padre Elílio de Faria Matos Júnior faz o sermão, com procissão pelas Ruas Santo Antônio, Floriano Peixoto e Avenida Rio Branco, que, por isso, ficarão parcialmente interditadas. Outras vias da cidade também irão sofrer interdição durante algumas celebrações.

Adoração a Cristo em ação litúrgica na Catedral (Foto: Fernando Priamo)

Já no Sábado de Aleluia, todas as paróquias realizam a Vigília Pascal, em que já se preparam para celebração da ressurreição de Cristo. Ela acontece majoritariamente às 19h. No domingo, as igrejas celebram Cristo ressuscitado com missas durante o dia pelas paróquias. A programação completa pode ser conferida no site arquidiocesejuizdefora.org.br.



FONTE: TRIBUNA DE MINAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS