Idosos com 70 anos ou mais começam a receber a quarta dose da vacina contra Covid-19 às 13h desta quarta-feira (13). A medida foi anunciada pela Secretaria de Saúde após sinalização do governo federal para a ampliação do público-alvo elegível para o reforço.
De acordo com a pasta, o DF dispõe de doses suficientes para imunizar esse público. Até agora, 93.513 idosos de 70 a 79 anos tomaram a terceira dose e podem se vacinar. No estoque da Rede de Frios restam 73.710 doses de fármacos da Pfizer/BioNTech.
Desde 1º de abril, os idosos a partir de 80 anos passaram a ser vacinados com o segundo reforço. A vacina deve ser aplicada quatro meses depois da terceira dose. A orientação é de que o imunizante seja preferencialmente da Pfizer. As vacinas da Janssen e da AstraZeneca também podem ser utilizadas como alternativa, independentemente do imunizante anterior.
Até então, a quarta dose era ofertada apenas a imunossuprimidos. Desde 29 de março, os idosos nessa faixa etária em São Paulo são imunizados com a segunda dose de reforço.
Risco
A decisão de incorporar a quarta dose foi tomada pela CTAI (Câmara Técnica Assessora em Imunizações), que levou em conta a redução da efetividade das vacinas para esse público. Os estudos indicam que há um “envelhecimento natural do sistema imunológico, o que exige uma estratégia diferenciada para a proteção desse grupo”.