quinta-feira, julho 25, 2024

InícioÚltimas NotíciasUFJF distribui óculos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual

UFJF distribui óculos de tecnologia assistiva para alunos com deficiência visual

Equipamento será emprestado para servidores e estudantes da UFJF que fizeram cadastro solicitando acesso ao dispositivo (Foto: Carolina de Paula)

A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) irá promover o acesso a óculos de tecnologia assistiva para alunos e servidores com deficiência visual. O projeto, que tem o propósito de garantir maior acessibilidade para a comunidade acadêmica, foi apresentado nesta semana aos servidores e estudantes pelo Núcleo de Apoio à Inclusão (NAI). Essa tecnologia é reconhecida no mundo inteiro e já alcançou países da Europa, os Estados Unidos e o Japão.

Com o intuito de melhorar a qualidade de vida, do trabalho e dos estudos da comunidade acadêmica, a instituição irá distribuir os óculos OrCam MyEye 2, elaborados pela empresa israelense OrCam Techonologies, para que os usuários possam ler instantaneamente livros, telas de smartphone ou qualquer outra superfície em uma distância de até um metro. Além disso, o objeto também permite o reconhecimento de rostos, a identificação de cores e outras alternativas que colaboram para uma vida mais autônoma.

Na apresentação feita pelo NAI, a coordenadora do núcleo, Mylene Santiago, informou que os empréstimos já estão sendo realizados para alunos ligados ao núcleo. “Estamos finalizando a organização do empréstimo. O aluno ou servidor deve assinar um formulário e termo de compromisso via Sistema Eletrônico de Informações (SEI). Inicialmente, os óculos ficarão emprestados ao longo de um semestre e, em caso de crescimento de demanda, faremos esquema de rodízio.”

O conteúdo continua após o anúncio

O reitor Marcus Vinicius David esteve presente na cerimônia de apresentação e confirmou o apoio da gestão às políticas de inclusão. De acordo com o reitor, a Universidade existe para contribuir para as transformações sociais. “Devemos fazer todos os esforços para cumprir esses objetivos. Mesmo no cenário atual de tantas restrições orçamentárias, a Universidade faz um investimento importante em equipamentos de alta tecnologia e consegue cumprir seu papel de estar sempre à frente na busca por condições que melhorem a qualidade de vida das pessoas.”

Os óculos OrCam MyEye 2

O óculos OrCam MyEye 2 é leve, discreto e portátil. O dispositivo pode ser colocado junto a maioria das hastes de óculos. Com uma câmera em uma das suas extremidades, seu uso é feito por meio do comando de voz e todas as informações identificadas são automaticamente transmitidas por áudio. Além disso, não é necessário estar conectado à internet para que o produto funcione.
Ao todo, a universidade tem 15 dispositivos disponíveis e os interessados devem entrar em contato com o NAI para fazer o cadastro e solicitar o empréstimo pelo telefone (32) 2102-3944 ou e-mail [email protected]

Em nota divulgada pela UFJF, o advogado e estudante do curso de Filosofia Cristiano Augusto relatou sua experiência com o óculos e disse que aprendeu rapidamente como fazer uso da tecnologia. “Participei do treinamento e achei bem fácil o manuseio. Esses óculos proporcionarão 96% de autonomia na seara acadêmica, pois eles me permitem que eu leia livros, periódicos, revistas, jornais, que eu faça reconhecimento de pessoas”, conta Augusto.



FONTE: TRIBUNA DE MINAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS