quinta-feira, fevereiro 29, 2024

InícioFamosos e TVA criançada ganha diversão garantida no Pullman Junior - Prisma

A criançada ganha diversão garantida no Pullman Junior – Prisma




O programa Pullman Junior, que tinha este título por ser patrocinado pela empresa do famoso pão de forma, foi apresentado pela então garotinha de 10 anos Cidinha Campos e pelo comediante Durval de Souza. A atração começou a ser exibida pela TV Record a partir do segundo dia de operação da emissora, em 28 de setembro de 1953.


O elenco ainda contava com os palhaços Torresmo e Pururuca, além de Aparecida Baxter e Marília Moreira fazendo os reclames publicitários e substituindo os apresentadores titulares em suas folgas. O programa, exibido de segunda a sexta, às 18 horas, recebia caravanas de crianças dos colégios paulistas. A garotada brincava em atividades educacionais, quadro de calouros, esquetes dos palhaços e histórias contadas pelos apresentadores que desenhavam tudo o que falavam durante o conto.


Nas mesas distribuídas pelo cenário, elas desenhavam e tomavam café da tarde oferecido pela patrocinadora com direito a muito bolo e sanduíche. Naquela época era comum que os programas tivessem um produto atrelado ao título da atração, assim diminuía os custos da produção ao mesmo tempo que divulgava os produtos da marca. No final de cada programa cada criança levava para casa um kit com produtos e uma delas era sorteada para levar o brinde do programa: uma galinha de brinquedo.





O Pullman Junior é considerado o primeiro programa infantil da televisão brasileira e também o pioneiro a exibir desenhos. Em uma parceria com a Marvel exibia as famosas animações: Capitão América, Hulk, Namor, Homem de Ferro e Thor.


Em 1959 passou a ser exibido simultaneamente também pela TV Rio, uma afiliada do Canal 7 na capital fluminense, duas vezes por semana. Foi uma sugestão do publicitário J. Walter Thompson para aumentar a área de alcance da atração e fortalecer ainda mais a marca com o público infanto-juvenil. A transmissão era feita através de um link de microondas.


Em 1964, Ione Borges, que futuramente se tornaria uma grande apresentadora na TV Gazeta, foi um dos grandes destaques do quadro de calouros, interpretando músicas de Celly Campello. Neste mesmo ano foi instaurada a ditadura militar no Brasil e o telespectador tinha a sensação que o Pullman Junior seria um local seguro para os pais deixarem seus filhos antes de chegarem de seus trabalhos.


O uso de satélites chegou em 1965 e o governo brasileiro investiu na tecnologia e criou a Embratel. A partir daí o programa passou a ser exibido em outros estados via satélite.

Quatro anos depois, em 13 de junho de 1969 o Pullman Junior deixou a programação da TV Record depois de 16 anos no ar. Os apresentadores foram transferidos para o outro programa infantil, o Grande Gincana Kibon.


O programa foi reeditado em 1978 pela TV Gazeta.

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS