sexta-feira, fevereiro 23, 2024

InícioMÚSICASCarnaval de Salvador: conheça a história do trio elétrico!

Carnaval de Salvador: conheça a história do trio elétrico!

Foi num Ford T 1929 que Dodô e Osmar tornaram-se personagens da cultura brasileira. Nas sete décadas após a sua criação, o trio elétrico evoluiu e se tornou um elemento constante nas festividades carnavalescas, atraindo milhões de pessoas de todos os lugares do mundo. Sua história atingiu a mídia internacional.

LEIA MAIS:

Blocos afros, grupos de Axé Music e DJs são atrações históricas sobre os trios elétricos. Foto: Reprodução – Instagram/@alok

Elemento indispensável do carnaval brasileiro e que chama atenção no mundo inteiro, os trios elétricos chamaram a atenção pela possibilidade de reunir foliões como verdadeiros palcos “ambulantes” em Salvador. Criados na década de 1950 por Adolfo do Nascimento (Dodô) e Osmar Macedo, a invenção foi responsável por tornar a festividade mais acessível para todos os públicos.

Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), comenta sobre a criação de Dodô e Osmar. “O avanço constante dos trios elétricos significava que qualquer pessoa, rica ou pobre, poderia chegar perto o suficiente da música para senti-la pulsar no corpo”, afirma Edington.

Neste semana, os trios elétricos ganharam ainda as páginas do jornalismo estadunidense. A Associated Press cobriu a repercussão da tecnologia carnavalesca, distribuindo para jornais impressos e rádios.

FONTE: PORTAL POP LINE

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS