domingo, julho 21, 2024

InícioCinema e SériesDonald Sutherland, estrela de "Os Jogos da Fome", "Klute" e "Doze Indomáveis...

Donald Sutherland, estrela de “Os Jogos da Fome”, “Klute” e “Doze Indomáveis Patifes” morre aos 88 anos – Notícias de cinema

Presente no cinema e na televisão ao longo de mais de 50 anos, foi um dos nomes mais importantes da sua geração, capaz de interpretar personagens diversas com um carisma e um singularidade assinaláveis.

Donald Sutherland, ator conhecido por filmes como “Heróis Por Conta Própria”, “Doze Indomáveis Patifes”, “Klute” e, mais recentemente, pelo papel como o ditador Coriolanus Snow em “Os Jogos da Fome”, morreu aos 88 anos, anunciou quinta-feira o filho, o também ator Kiefer Sutherland.

“É com o coração pesado que anuncio a morte do meu pai”, anunciou Kiefer nas redes sociais enquanto o homenageava considerando-o “um dos atores mais importantes da história do cinema”.

A carreira de Sutherland prolongou-se por mais de 50 anos e incluiu perto de duas centenas de 200 filmes e séries de televisão, onde o ator interpretou um enorme leque de personagens em registos diametralmente opostos, de anti-heróis excêntricos a galãs, ou vilões

“Nunca se deixou intimidar por um papel, fosse ele bom, mau ou feio”, acrescentou o filho. “Adorava o que fazia e fazia o que adorava, e não se pode pedir mais nada. Foi uma vida bem vivida.”

Nasceu no Canadá, em 1935. Começou a carreira com pequenos papéis em séries de televisão. Em 1967, teve o primeiro grande trabalho no cinema em “Doze Indomáveis Patifes”, de Robert Aldrich, num elenco que incluia ainda Charles Bronson, Lee Marvin e Telly Savalas.

Esguio, de olhar ausente, ou penetrante, dono de um sorriso que oscilava entre o escárnio e o mistério, espalhou carisma e singularidade pelo ecrã na sátira contra a guerra “M.A.S.H” (1970), no thriller “Klute” (1971), ao lado de Jane Fonda, ou como o mestre da sedução Casanova, no filme homónimo de Fellini, em 1977.

Coube-lhe ainda uma das mais marcantes cenas num filme de terror, em “A Invasão dos Violadores”. Mais recentemente, distinguiu-se como Coriolanus Snow, o cruel ditador de Panem e opositor de Jennifer Lawrence em “Jogos da Fome”.



FONTE: https://filmspot.pt/

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS