domingo, outubro 6, 2024

InícioCinema e SériesTribeca Festival Lisboa anuncia programa com filmes, séries, podcasts, musica e conversas...

Tribeca Festival Lisboa anuncia programa com filmes, séries, podcasts, musica e conversas ao vivo – Notícias de cinema

O filme que recebeu a Palma de Ouro em Cannes, “Anora” de Sean Baker”, integra uma seleção oficial onde pontuam também as palestras com Robert De Niro, Whoopi Goldberg, Patty Jenkins, Griffin Dunne, Chazz Palminteri, Ricardo Araújo Pereira, Daniela Ruah e César Mourão.

A Tribeca e a SIC anunciaram hoje a programação do primeiro Tribeca Festival Lisboa, a ter lugar a 18 e 19 de outubro, incluindo uma mistura de cinema independente dos EUA, filmes portugueses, séries, podcasts, atuações musicais e conversas ao vivo com individualidades internacionais e nacionais.  

“Há 22 anos, Jane Rosenthal e eu fundámos o Festival de Tribeca para ajudar a revitalizar a baixa de Manhattan através do poder do cinema, da arte e da narrativa. Esta missão continua a ser o que nos guia”, disse o cofundador do Tribeca, Robert De Niro. “Todos os anos, o nosso objetivo é unir as comunidades, despertar a criatividade e inspirar novas ondas de inovação. Significa muito para nós trazermos este mesmo espírito a Lisboa – uma cidade que borbulha com uma renovada promessa cultural e económica.”

O Tribeca Festival Lisboa exibirá oito filmes norte-americanos. Na seleção está o vencedor do Festival de Tribeca deste ano (Nicholas Colia, “Griffin in Summer”), o Palma de Ouro no Festival de Cannes (Sean Baker, “Anora”), e ainda os principais triunfadores em Sundance (Alessandra Lacorazza Samudio, “In the Summers”) e no SXSW (Tracie Laymon, “Bob Trevino Likes It”).

Também haverá espaço para a estreia portuguesa de “Ezra”, seguida de uma conversa com Robert De Niro, seguida de uma conversa com o argumentista, realizador e protagonista Chazz Palminteri.

Outros títulos incluem a estreia em Portugal de “Jazzy”, com produção executiva da nomeada para um Oscar Lily Gladstone, e a estreia em Portugal de “Group Therapy”, com a participação des Neil Patrick Harris, Mike Birbiglia e Tig Notaro, entre outros.

“Durante mais de duas décadas, o Tribeca tem promovido apaixonadamente cineastas independentes e talentos emergentes de todo o mundo”, disse a cofundadora e CEO do Tribeca, Jane Rosenthal. “É com orgulho que continuamos essa tradição neste outono, trazendo o melhor do cinema independente americano a Portugal…”

A complementar o cartaz de filmes norte-americanos, o festiva inclui também algumas produções portuguesas: a série portuguesa “Azul”, a longa-metragem de César Mourão “Podia Ter Esperado Por Agosto”, a estreia mundial de “Unicórnios”, série sobre a cultura das startups, e curtas-metragens como “Era Uma Vez No Apocalipse”, “Os Sonhos Continuam” e “O Afinador de Silêncios”.

Tal como acontece com o Festival de Tribeca em Nova Iorque, o Tribeca Festival Lisboa não se limitará ao cinema. Ao longo dos dois dias, cerca de 20 painéis abordarão temas de importância para cineastas e artistas, incluindo o impacto da IA na produção cinematográfica, a representação nos meios de comunicação social e no entretenimento, o futuro do streaming e a arte de contar histórias.

Foram também postos à venda duas modalidade de bilhetes. O passe para os dois dias custa 130 euros, o passe por um dia fica nos 75 euros.

Detalhes da programação

Cinema norte-americano

“Anora”

Anora, uma jovem trabalhadora do sexo em Brooklyn, tem a oportunidade de viver a história da Cinderela quando conhece o filho de um oligarca com quem se casa impulsivamente. Quanto a notícia do casamento chega até à Rússia, os pais decidem viajar até Nova Iorque para anular o matrimónio. O conto de fadas de Anora é posto em causa. Escrito e realizado por Sean Baker. Produzido por Sean Baker, Alex Coco e Smanatha Quan. Com Mikey Madison, Mark Eydelshteyn, Yura Borisov, Karren Karagulian e Vache Tovmasyan.

“Bob Trevino Likes It”

Quando a solitária Lily Trevino faz amizade com um estranho que conheceu online e que partilha o mesmo nome com o seu pai, o encorajamento que este novo Bob Trevino lhe dá pode ser o catalisar para que Lily Trevino mude a sua vida para melhor. Inspirado numa história verídica. Escrito e realizado por Tracie Laymon. Produzido by Tracie Laymon, Sean Mullin, Edgar Rosa e Felipe Dieppa. Com Barbie Ferreira, John Leguizamo, French Stewart, Lauren “Lolo” Spencer e Rachel Bay Jones.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com a argumentista e realizadora Tracie Laymon.

“A Bronx Tale, The Original One Man Show”

“A Bronx Tale, The Original One Man Show” é uma peça autobiográfica que conta a história da infância de Chazz Palminteri no Bronx durante a década de 1960. A narrativa centra-se num jovem chamado Cologero, que testemunha um assassinato e, em seguida, é acolhido por um chefe da máfia local chamado Sonny. A história explora temas como lealdade, família e a encruzilhada entre uma vida de crime e um caminho mais tradicional. Palminteri interpreta mais de uma dezena de personagens diferentes, todos desempenhados por ele próprio.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com o argumentista, realizadora e Chazz Palminteri.

 “Ezra”

A história de Max Bernal, um humorista de stand-up que vive com o pai enquanto tenta coeducar, com a sua ex-mulher, o seu filho autista. Quando são forçados a enfrentar decisões difíceis sobre o futuro, Max e Ezra embarcam numa viagem de carro pelo país e é essa viagem a catalisadora de um impacto transformador nas suas vidas. “Ezra” é a história encantadora e muitas vezes divertida de uma família determinada a encontrar o seu caminho pelas complexidades da vida – com humor, compaixão e alma. Realizado por Tony Goldwyn. Escrito por Tony Spiridakis. Produzido por William Horberg, Jon Kilik, Tony Goldwyn e Tony Spiridakis. Com Bobby Canelava, Rose Byrne, Vera Farmiga, Whoopi Goldberg, Rainn Wilson, Tony Goldwyn, William A. Fitzgerald e Robert De Niro.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com o ator Robert De Niro.

“Griffin in Summer”

Griffin Nafly, de 14 anos, é o dramaturgo mais ambicioso da sua geração. Mas quando conhece Brad, um artista performativo atraente, mas também fracassado e sem rumo, a sua vida (e a sua peça) nunca mais será a mesma. Realizado e escrito por Nicholas Colia. Produzido por Juliet Berman, Bobby Hoppey, Camila Mendes, Rachel Matthews, Matthew Miller, and Fred Bryant. With Everett Blunck, Melanie Lynskey, Owen Teague, Abby Ryder Fortson, and Kathryn Newton.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com o argumentista e relaizador Nicholas Colia.

“Group Therapy”

“Group Therapy” permite uma abordagem reflexiva e humorística, através de conversas pessoais e intimistas, sobre a saúde mental tendo, como ponto de partida, a perspetiva de uma sessão de terapia de grupo conduzida por alguns dos comediantes e artistas de humor mais hilariantes da atualidade. Realizador por Neil Berkeley. Produzido por Kevin Healey, Luke Kelly-Clyne, Kevin Hart e Bryan Smiley. Com Neil Patrick Harris, Mike Birbiglia, Nicole Byer, Gary Gulman, London Hughes, Tig Notaro e Atsuko Okatsuka.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com o realizador Neil Berkeley.

“In the Summers”

“In The Summers” acompanha a história de duas irmãs e a relação que ambas mantém com o seu pai que, apesar de bem intencionado, tem vários problemas por resolver na sua vida. O filme de estreia da realizadora Alessandra Lacorazza acompanha um verão da infância destas duas irmãs e permite um olhar poderoso ao mosaico frágil que compõe a relação entre pais e filhos. Realizado e escrito por Alessandra Lacorazza Samudio. Produzido por Alexander Dinelaris, Rob Quadrino, Nando Vila. With Rene Perez Joglar, Sasha Calle, Lio Mehiel e Leslie Grace.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com a produtora Cynthia Fernandez.

“Jazzy”

A cineasta Morrisa Maltz pinta um retrato comovente e autêntico da amizade infantil através dos olhos de Jazzy, uma jovem Oglala Lakota que cresce em South Dakota. Acompanhando a nossa personagem principal dos 6 aos 12 anos, o filme segue Jazzy e a sua melhor amiga, Syriah, enquanto ambas navegam pelas alegrias e desafios da sua relação em constante mudança, capturando a essência da sua perspectiva única com uma abordagem onírica através do registo documental. Realizado por Morrisa Maltz. Escrito por Morrisa Maltz, Vanara Taing, Lainey Bearkiller Shangreaux, Andrew Hajek. Produzido por Miranda Bailey, John Way e Natalie Whalen. Com Jasmine Bearkiller Shangreaux, Syrian Fool Head Means, Raymond Lee e Lily Gladstone.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com argumentista e realizadora Morissa Maltz.

 

Cinema, séries e podcasts portugueses

Longas-metragens

“Chuva de Verão”

E quando a chuva cai, acabou. Oito amigos reúnem-se, na mesma casa de férias, todos os anos. Mas este verão é diferente. O que antes eram laços tão fortes como família são postos à prova com novas dinâmicas de grupo, elementos novos e duelos interiores. Durante esta semana, vão ser confrontados com fantasmas de uma tragédia passada. Escrito e Realizado por António Mantas Moura.

“Podia Ter Esperado Por Agosto”

Numa aldeia remota do interior do país, um homem apaixonado Xavier (César Mourão) e o seu melhor amigo Julião (Kevin Dias) engendram um plano, sem pés nem cabeça, para atrair de Lisboa a mulher amada Laura (Júlia Palha). Contra todas as expectativas, o plano resulta e aí começam os verdadeiros problemas, originando uma comédia romântica rocambolesca onde dois mundos se chocam. Realizado por César Mourão com argumento de César Mourão e Pedro Goulão.

Após o filme: Sessão de perguntas e respostas com o realizador César Mourão e Diogo Brito.

“Praxx – Fim De Semana”

Inverno, sexta-feira. Um grupo de jovens universitários parte para um fim-de-semana em São João da Cruz, para celebrar a sua ascensão na prestigiada Associação da Vida Académica (AVA). Liderados pelo DUX Gonçalo e a partilhar a mesma casa, Diana, Afonso, Xana, Mafalda, Mateo e Lucas divertem-se em jogos que fortalecem a sua amizade, até ao momento em que começam as praxes individuais de cada um. Com a ajuda de Sara e Ricardo, dois veteranos membros da AVA que chegam à casa de São João da Cruz no Sábado ao final do dia, Gonçalo vai testar a fidelidade à associação e a coragem e resiliência de cada um dos seis jovens. A diversão dos jovens acaba por dar lugar ao terror quando à noite, na Praia da Cruz, um ritual de praxe é levado ao limite e Diana, Afonso, Xana, Mafalda, Mateo e Lucas desaparecem numa onda gigante, morrendo afogados. Uma história inspirada no acidente que chocou Portugal em 2013 – a insólita morte de seis estudantes universitários na praia do Meco – e nas teorias da conspiração que até hoje circulam em torno do caso. Uma narrativa ficcionada que reflete sobre as inseguranças dos jovens, a necessidade de aceitação, a influência das organizações fraternas e o valor da amizade. Realizado por Patrícia Sequeira. Escrito por Patrícia Sequeira e Ana Lúcia Carvalho.

Documentários

“George”

É um dos homens mais procurados pelo FBI. O que não falta a George Wright é audácia. Aos 19 anos assaltou uma gasolineira, aos 27 fugiu de uma prisão americana, aos 29 desviou um avião. Quarenta anos depois, o FBI descobriu que vivia em Portugal, após ter andado fugido por França, Argélia e Guiné-Bissau. Nesse dia, teve de encarar mulher e filhos e contar-lhes todos os segredos do seu passado. Escrito e realizado por Sofia Pinto Coelho.

“Unicórnios: Feedzai”

As estratégias, os golpes de sorte e a resistência às crises. Como se transformaram em Unicórnios três empresas tecnológicas nascidas em Portugal. Este episódio documental dá conta da história de Nuno Sebastião e da sua Feedzai, em quem poucos apostaram no início. Mas nem por isso, Sebastião baixou os braços. Esta é a história de como criou a empresa líder mundial no combate ao crime financeiro.

“Unicórnios: Sword Health”

As estratégias, os golpes de sorte e a resistência às crises. Como se transformaram em Unicórnios três empresas tecnológicas nascidas em Portugal. Este episódio documental acompanha a história de Virgílio Bento que, após um drama familiar, fundou a Sword Health para libertar milhões de pessoas da dor.

Séries

“Azul”

Num futuro próximo, com o mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas, as baleias tornaram-se fantasmas dos oceanos, passando um ano desde a última vez que foram avistadas ou ouvidas. É neste cenário que o biólogo marinho Steven dos Reis se prepara para anunciar a extinção da espécie e renunciar ao seu cargo de Comissário Europeu para o Clima e Oceanos. Entretanto, a sua filha, Olívia, que acabou de completar 18 anos, decide aventurar-se como voluntária no projeto de proteção marinha Azul, realizando assim o seu sonho de estar mais próxima do mar. Um pequeno detalhe, Olívia tem trissomia 21. Sem se deixar restringir pelas preocupações da sua mãe, Teresa, uma jornalista workaholic que encara com dificuldade o amadurecimento da filha, Olívia apanha um avião para os Açores, onde é recebida com entusiasmo por Américo e Besouro, líderes da Azul, e pelo consagrado biólogo Jacques da Silva. Uma centelha de esperança é reacendida pela descoberta chocante de uma baleia sem vida na costa, culminando no reencontro dos antigos colegas: Steven, Jacques e Serafim van der Haagen, o Governador das Ilhas, revelando tensões do passado. Apesar dos inúmeros obstáculos impostos pela polícia marítima a mando de Serafim, a Azul avança de forma autónoma na investigação sobre o cetáceo, procurando estabelecer conexões com os acontecimentos estranhos que assolam a região. O percurso é sinuoso e incerto, mas quando o grupo está à beira de desistir, é do fundo do oceano que surge a resposta que procuram. Realizado por Pedro Varela.

Curtas-metragens

“Das Duas Uma”

O mundo de Alice e Diana é perfeito dentro de quatro paredes. Os problemas surgem quando a realidade as obriga a enfrentar os problemas do seu relacionamento e da sua sexualidade. Escrito e realizado por Bernardo Gomes de Almeida.

“Era Uma Vez No Apocalipse”

Num futuro não muito longínquo, a humanidade tenta sobreviver às consequências da III Guerra Mundial. Em Portugal, um governo totalitário impõe uma lei marcial que impede as pessoas de circularem livremente. Mas Ernesto sabe que os pretextos usados são falsos. Quando um dia um agente da autoridade aparece à sua porta, tem início um jogo de gato e rato que irá terminar em tragédia. Uma fábula em tempos de guerra. Realizado por Tiago Pimentel. Escrito por António Miguel Pereira e Tiago Pimentel.

“O Afinador de Silêncios”

Mwanito vive há oito anos num lugar distante, cercado pela natureza crua. As únicas pessoas que ele conhece são o seu pai, o seu irmão, um tio e um servo. Disseram-lhe que lá fora o mundo está morto e eles estão à espera de um pedido de desculpas de Deus. Escrito e realizado por Mário Patrocínio.

“Os Sonhos Continuam”

Fugir da ditadura portuguesa e emigrar para os EUA não impede Maria de continuar a dançar. Cinquenta anos depois, a ameaça da perda cultural traz a sua neta de volta a casa para dançar no grupo folclórico da família. A curta-metragem “Os Sonhos Continuam” propõe um retrato íntimo do impacto geracional da emigração. Realizado por Karlee Rodrigues e Marlee Rodrigues.



FONTE: https://filmspot.pt/

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS