quarta-feira, outubro 8, 2025

InícioBRASIL E MUNDOJosias: PCC não se incomoda com Estado, mas com quem ousa desafiá-lo

Josias: PCC não se incomoda com Estado, mas com quem ousa desafiá-lo

O PCC está sob investigação em São Paulo. Detectou-se a presença dele em contratos com o serviço público, com câmaras de vereadores em municípios paulistas e no serviço de transporte público na Prefeitura da capital. No município mais rico do país, está lá o PCC lavando dinheiro em empresas de ônibus.

De alguma maneira, o PCC está sendo incomodado. Ele executa um dos seus delatores, como a informar a quem esteja com disposição de colaborar com a polícia, que alguém que se contrapõe aos interesses empresariais do grupo morre.

Esse empresário estava com a disposição de entregar tudo o que conhecia às autoridades. Era um bandido e participava do esquema de lavagem de dinheiro. Foi pilhado no contrapé e se dispôs a delatar para obter uma redução de pena. Aí vai o PCC, passa o personagem nas armas para sinalizar a outros eventuais delatores o que acontece com quem ousa desafiar os interesses econômicos do grupo. Josias de Souza, colunista do UOL

Josias criticou a falta de sintonia entre as diferentes esferas de governo para o combate ao crime organizado, que aproveita este vácuo para se infiltrar e se fortalecer pelo país.

Outra coisa que fica bastante nítida é a desconexão do Estado. [O aeroporto de] Guarulhos é um território federal dentro do mapa de São Paulo. O governo federal poderia, até em combinação com o [governador de São Paulo] Tarcísio de Freitas, federalizar esse caso. Mas não; abrem-se duas investigações.

Hoje, na Comissão de Constituição e Justiça [CCJ], está em discussão uma proposta para liberar os Estados para legislarem como bem entenderem sobre matéria penal e criminal, como se isso fosse resolver. O Estado está em outra esfera. O crime está organizado e o Estado, cada vez mais bagunçado. Josias de Souza, colunista do UOL



FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS