segunda-feira, abril 15, 2024

InícioECONOMIABinance pagará USS 4,3 bi por acordo por acusação de lavagem de...

Binance pagará USS 4,3 bi por acordo por acusação de lavagem de dinheiro | Finanças

A Binance terá que pagar US 4,3 bilhões após a Justiça dos EUA homologar um acordo judicial que impõe uma das maiores penalidades criminais da história do país contra a maior bolsa de criptomoedas do mundo. “Este é realmente um caso em que a ética da empresa foi comprometida pela ganância”, disse ontem o juiz Richard Jones, durante uma audiência de sentença em Seattle.

No final do ano passado, a Binance e seu fundador, Changpeng Zhao, confessaram ser culpados de acusações de combate à lavagem de dinheiro e sanções para resolver uma longa investigação conduzida por promotores e reguladores. A empresa admitiu ter permitido transações com o Hamas e outros grupos terroristas na bolsa.

Como parte do acordo, a conformidade da Binance deverá ser monitorada por uma empresa independente por até cinco anos, que ainda não foi nomeada. A Bloomberg informou anteriormente que o escritório de advocacia Sullivan Cromwell, com sede em Nova York, estava preparado para assumir o cobiçado papel.

Ao instar o juiz a aprovar o acordo, os promotores disseram em um documento que a Binance deixou o sistema financeiro vulnerável para “aqueles que procuram explorar nosso sistema para seu próprio ganho”.

“Em suma, dada a natureza e a gravidade da má conduta da Binance – ela foi intencional e liderada por executivos seniores, com centenas de milhões de dólares em consequências colaterais”, escreveram os promotores.

Josh Eaton, vice-consultor geral da Binance, disse ao juiz que a empresa “aceita total responsabilidade por seu passado e pelos motivos pelos quais estamos sentados aqui hoje”.

“Também estamos orgulhosos das melhorias de conformidade (realizadas ao longo dos últimos anos), disse Eaton.

O juiz disse que a Binance sabia que estava sujeita às leis dos EUA, mas “apesar desse conhecimento, o réu tomou decisões calculadas de não seguir as leis dos EUA”. Ele destacou que a sentença visa impedir esse comportamento no futuro por parte da Binance e empresas similares, bem como proteger os clientes.

Zhao, cuja sentença foi adiada para abril, não deverá pegar mais do que 18 meses de prisão, embora pudesse enfrentar até uma década. Como parte do acordo de confissão, ele renunciou ao cargo de CEO da Binance e concordou em pagar uma multa de US 50 milhões.

Maior bolsa de criptomoedas do mundo admitiu ter permitido transações com o Hamas e outros grupos terroristas na bolsa — Foto: Kanchanara/Unsplash
Maior bolsa de criptomoedas do mundo admitiu ter permitido transações com o Hamas e outros grupos terroristas na bolsa — Foto: Kanchanara/Unsplash

FONTE: GLOBO.COM

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS