Trabalhadores do transporte coletivo protestam em JF

0
28

Os trabalhadores do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora paralisaram suas atividades e interditaram a faixa exclusiva para ônibus na Avenida Barão do Rio Branco por cerca de uma hora no início da tarde desta quinta-feira (21). Eles protestam contra a suposta demissão de 25 cobradores, que teria ocorrido na última segunda (18). Por volta das 13h10, os trabalhadores começaram a retirar os ônibus que impediam o tráfego de veículos a pedido da Polícia Militar (PM).

De acordo com os manifestantes que estão no local, a iniciativa de paralisar as atividades surgiu dos próprios trabalhadores, que, além de protestarem contra as demissões que teriam ocorrido nesta semana, também se posicionam contra a extinção do cargo de cobrador.

O Sindicato dos Trabalhadores em Transporte de Juiz de Fora (Sinttro) informou que acompanha a situação e reforça que não admite nenhuma demissão de cobrador e que está em busca de uma solução para o impasse entre os trabalhadores e o Consórcio Via JF.

Em nota, o Consórcio Via JF informou que identificou que três colaboradores teriam sido responsáveis pelo “movimento ilegal” no transporte público ocorrido na manhã desta quinta-feira, além de afirmar que está tomando medidas para coibir essas práticas. Como destacado no texto, a cláusula 57 do acordo coletivo de trabalho estabelece as condições para transição dos cobradores, o que garante a transparência no processo que foi pauta da mobilização feita pelos trabalhadores.

“Reiteramos nosso compromisso inabalável com a legalidade e a integridade em todas as operações. Repudiamos veementemente qualquer ação que comprometa a segurança e a qualidade do serviço prestado à comunidade. O Consórcio Via JF está colaborando integralmente com as autoridades competentes para que medidas legais adequadas sejam tomadas”, diz o consórcio. “Esclarecemos que nossa prioridade é a manutenção dos empregos e a preservação dos serviços essenciais que oferecemos à população”, completa.

O post Trabalhadores do transporte coletivo protestam em JF apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

FONTE: ESTADO DE MINAS