O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu os ministros da Esplanada nesta noite de quinta-feira (21) para um jantar de confraternização na Granja do Torto, uma das residências oficiais mantidas pela Presidência, com características de casa de veraneio, em Brasília. A principal novidade do encontro é a presença do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que foi alvo de diversas críticas neste ano.
O encontro começou por volta das 19h30, quando Lula chegou ao local. Além dos ministros, estão presentes alguns líderes do governo, como o senador Randolfe Rodrigues (Sem partido-AP), e auxiliares próximos do presidente, incluindo o chefe do gabinete pessoal da Presidência, Marco Aurélio Marcola.
Inicialmente, o governo cogitava contar com a participação dos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), mas os dois não confirmaram participação por conta das votações que acontecem no Congresso Nacional.
Apesar das farpas que Lula dirigiu ao presidente do BC de por boa parte de 2023, ambos começaram a se aproximar depois que o Comitê de Política Monetária (Copom) iniciou uma sequência de quatro cortes seguidos na taxa básica de juros (Selic), alcançando agora o patamar de 11,75%.
Nos últimos meses, os integrantes do Copom também “concordaram unanimemente com a expectativa de cortes de 0,50 ponto percentual nas próximas reuniões e avaliaram que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário”.
Sobre isso, Campos Neto disse hoje (21) que não tem como dizer se o Comitê “vai acelerar ou não” o ritmo de cortes da Selic no ciclo atual. “Não posso dizer qual é o mapeamento daqui para a frente, porque tem muita incerteza”, afirmou em entrevista coletiva para comentar o Relatório Trimestral de Inflação (RTI) de dezembro, ao ser questionado sobre o assunto.
Mas ele reiterou que o BC, com as informações que tem atualmente, “já indicou” que antevê cortes de 0,5 ponto percentual nas duas próximas reuniões.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_63b422c2caee4269b8b34177e8876b93/internal_photos/bs/2023/k/9/dS2ZwfQ7Agcjv7gBIL9w/campos-neto-drexl-mcamgo-abr-07122023-2.jpg)







