Últimas Notícias

População questiona e prefeitura esclarece sobre cortes de árvores em Bicas.

Nesta segunda-feira 10 de fevereiro, chegaram até a redação do Portal RKF dezenas de mensagens através do nosso aplicativo de whatsapp (32- 9 9989 9560 ) de leitores  na cidade de Bicas MG ( 28 km de São João Nepomuceno) indagando sobre o corte de várias árvores com cerca de 20 anos de plantio , no Bairro de Santana mais precisamente nas ruas Melo Viana e Prefeito Oliveira Souza  (imagens abaixo) pela Secretaria de Obras daquela cidade  .Na maioria das mensagens , os leitores relatavam ou revolta ou indignação, pois de acordo com os mesmos , eram árvores antigas que ofertavam sombra, purificavam o ar, além de abrigar vários pássaros.

A reportagem do Portal RKF tentou durante toda a segunda-feira contato com o secretário de Obras daquela cidade tanto pelo telefone fixo como pelo telefone celular , porém sem sucesso. No final da tarde , conseguimos contato com o Sr. Fernando ( Bigode) diretor geral de turmas da Secretaria que nos repassou a informação que as árvores foram cortadas após autorização do CODEMA-( Conselho Municipal do Meio Ambiente ) de Bicas Nesta terça-feira pela manhã conseguimos contato telefônico com o Sr. Luiz Fernando Passos de Souza .De acordo com o Secretário, as antigas árvores não apresentavam raízes profundas  e sim extensas com ramificações de até 50 ou 60 metros de extensão, que estavam obstruindo a rede de esgoto e até mesmo invadindo as residências.Citou até mesmo o fato de uma raiz que invadiu um vaso sanitário e outra em uma garagem.

Ainda de acordo com o secretário , serão replantadas árvores de pequeno porte como aconteceu na entrada da cidade. Serão construídas no local também uma calçada e uma rede de captação de águas além de instalação de nova iluminação pública. Finalizando , Luiz Fernando disse que a reurbanização atende uma solicitação através de abaixo-assinado de moradores da região e que segundo avaliação de um engenheiro as árvores cortadas seriam improprias para plantio no centro da cidade e que as novas mudas apropriadas foram adquiridas em Dona Euzébia sob a supervisão do próprio prefeito Honório.

Em contrapartida  a maioria dos leitores queixosos alegam que haveriam outras formas de não descaracterizar tanto o ambiente e citam : cortar apenas as árvores que apresentem o problema citado, trocar os tubos coletores de esgoto como alguma delas . Alegam também que o local perderá a sombra e a beleza  até o crescimento das novas mudas além de aumentar em demasia o calor .

Reportagem Kadu Fontana

Related Articles

PM prende 02 homens com drogas após abordagem de táxi em Recreio MG.

admin

Pré-candidato a prefeito de Bicas Delegado Federal Helber fala sobre saúde: veja o vídeo.

William Dolavale

Polícia Militar de Leopoldina apreende duas armas de fogo e munições em propriedade rural

William Dolavale

Dez detidos e muita droga apreendida em operação da PM em Além Paraíba..

admin

Motociclista morre ao cair de ponte entre Leopoldina e Além Paraíba.

admin

SJN: familiares registram na PC o desaparecimento de homem no distrito de Roça Grande. 1673 2 0

admin

Projeto que suspende cobrança de juros e multas em impostos municipais é aprovado em Juiz de Fora

William Dolavale

PM de Piraúba recupera motocicleta furtada em Guarani.

admin

Ex-detento sofre tentativa de homicídio em pizzaria de Ubá.

admin

3 NOVOS RADARES SÃO INSTALADOS EM ESTRADAS MINEIRAS

William Dolavale

Deixe um comentário