Últimas Notícias

População questiona e prefeitura esclarece sobre cortes de árvores em Bicas.

Nesta segunda-feira 10 de fevereiro, chegaram até a redação do Portal RKF dezenas de mensagens através do nosso aplicativo de whatsapp (32- 9 9989 9560 ) de leitores  na cidade de Bicas MG ( 28 km de São João Nepomuceno) indagando sobre o corte de várias árvores com cerca de 20 anos de plantio , no Bairro de Santana mais precisamente nas ruas Melo Viana e Prefeito Oliveira Souza  (imagens abaixo) pela Secretaria de Obras daquela cidade  .Na maioria das mensagens , os leitores relatavam ou revolta ou indignação, pois de acordo com os mesmos , eram árvores antigas que ofertavam sombra, purificavam o ar, além de abrigar vários pássaros.

A reportagem do Portal RKF tentou durante toda a segunda-feira contato com o secretário de Obras daquela cidade tanto pelo telefone fixo como pelo telefone celular , porém sem sucesso. No final da tarde , conseguimos contato com o Sr. Fernando ( Bigode) diretor geral de turmas da Secretaria que nos repassou a informação que as árvores foram cortadas após autorização do CODEMA-( Conselho Municipal do Meio Ambiente ) de Bicas Nesta terça-feira pela manhã conseguimos contato telefônico com o Sr. Luiz Fernando Passos de Souza .De acordo com o Secretário, as antigas árvores não apresentavam raízes profundas  e sim extensas com ramificações de até 50 ou 60 metros de extensão, que estavam obstruindo a rede de esgoto e até mesmo invadindo as residências.Citou até mesmo o fato de uma raiz que invadiu um vaso sanitário e outra em uma garagem.

Ainda de acordo com o secretário , serão replantadas árvores de pequeno porte como aconteceu na entrada da cidade. Serão construídas no local também uma calçada e uma rede de captação de águas além de instalação de nova iluminação pública. Finalizando , Luiz Fernando disse que a reurbanização atende uma solicitação através de abaixo-assinado de moradores da região e que segundo avaliação de um engenheiro as árvores cortadas seriam improprias para plantio no centro da cidade e que as novas mudas apropriadas foram adquiridas em Dona Euzébia sob a supervisão do próprio prefeito Honório.

Em contrapartida  a maioria dos leitores queixosos alegam que haveriam outras formas de não descaracterizar tanto o ambiente e citam : cortar apenas as árvores que apresentem o problema citado, trocar os tubos coletores de esgoto como alguma delas . Alegam também que o local perderá a sombra e a beleza  até o crescimento das novas mudas além de aumentar em demasia o calor .

Reportagem Kadu Fontana

Related Articles

VRB: homem é perseguido por dupla de moto e cai baleado dentro de loja.

admin

SJN: PM apreende revólver, munições e drogas em Roça Grande.

admin

Homem é morto a tiros em estrada de terra em Rio Novo MG

admin

Três detidos pela PM em Bicas por tráfico de drogas nesta manhã de sexta-feira.

admin

Adolescente é atingido por pelo menos três tiros em tentativa de homicídio nesta madrugada em S.J.Nepomuceno.

Letícia Silveira

Homem leva tiro após emboscada mas consegue atropelar suspeito em distrito de Muriaé.

admin

PM tira de circulação duas armas de fogo em apenas 24 horas na cidade de Guarará.

admin

PM prende em Bicas homem que tinha contra si mandado de prisão em aberto.

admin

Ocupantes de carro escapam ilesos após colisão contra carreta em Leopoldina.

admin

Adolescente diz ter sido roubado á mão armada no centro de S.J.Nepomuceno.

admin

Deixe um comentário