Últimas Notícias

Trabalhadores da Mercedes aprovam acordo de suspensão de contratos

Termos conversados entre entidade sindical e empresa foram consentidos pela categoria

Por Leticya Bernadete

Os trabalhadores da planta industrial da Mercedes-Benz de Juiz de Fora decidiram aderir aos termos da Medida Provisória (MP) 936/2020 e aprovaram, nesta quarta-feira (29), a proposta que visa suspensão contratual por até 60 dias, além da redução de 25% das horas trabalhadas entre maio e julho. Em contrapartida, a empresa irá garantir a estabilidade de emprego aos funcionários da cidade até 31 de dezembro de 2020.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Mercedes-Benz informou em nota que, a partir de segunda-feira (4 de maio), a fábrica volta a preparar as atividades gradualmente. Já a produção de cabinas de caminhões será retomada na unidade a partir do dia 11 de maio. Entre as deliberações, o acordo entre a montadora e o Sindicato dos Metalúrgicos de Juiz de Fora e Região prevê que, entre maio e junho, ocorra a suspensão temporária de contratos de trabalho para cerca de 50% dos trabalhadores diretamente ligados à produção. No final deste prazo, a outra metade dos colaboradores também terá seus contratos suspensos, entre julho e agosto. Conforme a empresa, a redução dos salários seguirá o patamar salarial dos empregados.

O conteúdo continua após o anúncio

Já os funcionários do setor administrativo, que não estejam ligados à produção, terão redução de jornada de trabalho de 25% entre maio e julho, e consequente redução salarial, também de acordo com os respectivos salários. Ainda segundo a Mercedes, quando possível, os funcionários administrativos seguirão trabalhando em home office, conforme recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Também no texto, a empresa afirmou que, com o acordo, “vai garantir estabilidade de emprego até 31 de dezembro de 2020 para os profissionais da planta de Juiz de Fora”.

‘Garantia de emprego é valiosa’

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, João César da Silva, com a aprovação da proposta pelos trabalhadores, a categoria deverá redigir e assinar os termos na próxima semana. Na avaliação de Silva, um dos principais pontos do acordo está relacionado à garantia de emprego para os funcionários até 31 de dezembro. “Essa garantia de emprego é extremamente valiosa nesse momento, que assim a gente ganha um fôlego para, depois, discutir o ano de 2021, pois imaginamos que ainda terá reflexo no ano que vem.”

O acordo também previa a prorrogação temporária dos contratos que estavam próximos ao fim do prazo. Em razão da pandemia do coronavírus, a data-base da categoria foi prorrogada para agosto, quando as partes devem iniciar as negociações sobre as correções inflacionárias. Segundo o presidente do sindicato, as medidas permitirão ter uma visão mais precisa para retomarem as discussões após este período. “Desta forma, garantimos aos trabalhadores remuneração e garantimos emprego, e temos uma perspectiva de, até o final do ano, termos um cenário mais claro do que vai acontecer pós-pandemia. Essa é nossa preocupação, o que vai acontecer depois. Aí precisaremos avaliar as consequências do tamanho desse estrago na economia do mundo.”

Related Articles

Colégio Militar retoma aulas presenciais na próxima semana em Juiz de Fora

William Dolavale

Filho pagou R$ 50 para carreto após esquartejar mãe e colocar corpo em mala

William Dolavale

PM prende homem com droga após abordagem de motocicleta em Rio Novo.

admin

Banco Central apresenta nova cédula de R$ 200

William Dolavale

Desaparecido em Cataguases

William Dolavale

Prefeitura de Juiz de Fora quer negociar voos para o Serrinha

William Dolavale

Ladrão é preso após arrombar e furtar escola em Guarani MG.

William Dolavale

Boletim Coronavírus de Bicas e do Estado desta quarta-feira, 05 de agosto

William Dolavale

DNIT assina ordem de início para manutenção da BR-267 entre Bicas e Juiz de Fora

William Dolavale

Secretário de Obras de Bicas é acusado de utilizar servidores públicos em obra particular.

admin

Deixe um comentário