Últimas Notícias

Receita Federal lança aplicativo CPF Digital

Um dos documentos mais requeridos dos brasileiros agora está disponível na tela do seu celular. A Receita Federal e o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) lançaram o aplicativo CPF Digital. O aplicativo pode ser baixado na Google Play (para dispositivos do sistema Android) e na App Store (para dispositivos com sistema iOS). O app também traz um chat de inteligência artificial que tira dúvidas sobre o preenchimento da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 (IRPF).

Com o CPF Digital, o usuário pode exibir, na tela do celular ou do tablet, o cartão do CPF. O aplicativo também envia notificações da Receita Federal. Em relação ao recurso de atendimento virtual interativo, a ferramenta também permite a consulta à restituição e informa sobre prazo de entrega da declaração, multa por atraso no envio do documento e presta esclarecimentos sobre situações individuais, declaração em conjunto, carnê leão e isenção para pessoas com doenças graves.

Segundo a Receita Federal, o Cadastro de Pessoa Física (CPF) é central para a digitalização dos serviços públicos. Em março do ano passado, o Decreto 9.723 tornou o número de CPF instrumento suficiente e substitutivo da apresentação de outros documentos do cidadão no exercício de obrigações e direitos ou na obtenção de benefícios.

A Receita informou que pretende desenvolver atualizações que ampliem o recurso de atendimento virtual para outros serviços além do Imposto de Renda. A ampliação tem como objetivo diminuir os atendimentos presenciais nas unidades do órgão durante a pandemia de coronavírus, de modo a tornar o CPF Digital a porta de acesso para os principais serviços públicos.

Com informações: Agência Brasil.

Related Articles

PM DE ALÉM PARAÍBA ACABA COM FESTA EM SÍTIO DURANTE A PANDEMIA

William Dolavale

Câmera de monitoramento flagra furto de bicicleta de criança em S.J. Nepomuceno.

admin

PF cumpre mandados em endereços da família de Aécio Neves

admin

Sete pessoas foram presas em operação da Polícia Militar em Além Paraíba

William Dolavale

Três pessoas ficam feridas em acidente na BR-267 em Lima Duarte

William Dolavale

Caminhão sem condutor despenca em ribanceira na BR-267 próximo a Bicas.

admin

Mercês: PCMG prende suspeito de praticar tráfico e apreende drogas

William Dolavale

PRF realiza mais uma apreensão de carvão vegetal sem documentação em Teófilo Otoni(MG)

William Dolavale

SJN PARECE ESTAR IMUNE AO COVID-19

William Dolavale

TJMG libera R$ 1 bilhão da Vale para o Estado de Minas Gerais

William Dolavale

Deixe um comentário