Últimas Notícias

Julho foi o mês com mais casos confirmados e mortes por Covid-19 em Juiz de Fora

De acordo com os números, foram 1.809 notificações e 60 vítimas do novo coronavírus. Veja o levantamento completo.

Por Caroline Delgado, G1 Zona da Mata

O mês de julho contabilizou o maior número de novos casos confirmados, suspeitos e de mortes por Covid-19 em Juiz de Fora. A informação é de um levantamento realizado pelo G1 por meio dos dados do Boletim Municipal da Prefeitura.

De acordo com os números, foram 1.809 notificações positivas, 5.104 em investigação e 60 vítimas do novo coronavírus. 

G1 também conversou com a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Cecília Kosmann, que falou sobre a situação da cidade.

Casos confirmados

A Prefeitura de Juiz de Fora começou a divulgar os dados no dia 26 de março. Até o dia 31 do mesmo mês, a cidade teve 31 casos confirmados. Já entre os dias 1º e 30 de abril, foram 148. Em maio, o Executivo contabilizou 436.

Já em junho, 1.115 notificações positivas por Covid-19. Em julho, o município registrou 1.809 infectados. O maior número desde o início da pandemia.

Nesta sexta-feira (31), a cidade contabiliza, ao todo, 3.539 casos confirmados. 

Casos suspeitos

Em relação aos casos suspeitos, julho também teve a maior quantidade, foram 5.104 em 31 dias. O menor registro ocorreu em março, no início da pandemia do novo coronavírus. Nesta sexta, Juiz de Fora tem 13.132 notificações em investigação. 

Mortes

Em relação aos óbitos por Covid-19, o município tem, nesta sexta-feira, 116. A maioria das mortes também ocorreu em julho, foram 60. Já em maio, a cidade teve 30 vítimas; o segundo mês com mais registros. 

Situação

Até nesta sexta-feira, Juiz de Fora confirmou 3.539 casos da Covid-19. Em uma nota técnica divulgada pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), na segunda quinzena de julho, apresentava a possibilidade da cidade ultrapassar cinco mil notificações neste mês em um cenário mais pessimista.

Segundo o pesquisador Rodrigo Weber, membro do Programa de Pós-graduação em Modelagem Computacional e um dos autores do estudo, o município ficou dentro do intervalo de confiança do cenário otimista, que projetava quatro mil casos até o último dia 28.

Para ficar dentro do cenário pessimista, a taxa de isolamento da cidade teria que cair pela metade.

“Há 15 dias o isolamento estava em 50%. No pior quadro esse índice cairia pela metade, chegando a 25%. Percebemos que ficamos longe desse cenário nessas duas semanas”, explicou Weber em uma nota divulgada pela Prefeitura.

Conforme a gerente do Departamento de Vigilância Epidemiológica e Ambiental (Dvea), Cecília Kosmann, a projeção pessimista seria se o distanciamento social tivesse em 25%.

“Isso mostra que o isolamento é a forma mais eficaz. Estamos longe de 70%, que é o ideal, mas quem pode se isolar, está conseguindo ajudar a frear a disseminação da doença”.

Sobre a quantidade de casos suspeitos, Kosmann afirmou que “esse número deve ser bem maior porque tem pessoas que podem estar assintomáticas. Entretanto, já era esperado. E pelo que a gente pode ver, está seguindo outras cidades”.

Para os próximos meses, a gerente explicou que é difícil prever. “É uma doença muito dinâmica. De uma semana para outra pode ocorrer uma explosão de casos”, finalizou.

Related Articles

Entrega do aparelho de transmissão foi feita na última sexta

William Dolavale

Boletim Coronavírus de Bicas e do Estado desta quarta-feira, 23 de setembro

William Dolavale

Maripá de Minas: todas as informações da COVID19 desta segunda-feira dia 26 de abril de 2021

William Dolavale

MANDATO DO BETÃO DISPONIBILIZA ESPAÇO NO SITE “NALUTACOMBETÃO” PARA PRODUTORES DA AGRICULTURA FAMILIAR DURANTE A PANDEMIA

William Dolavale

15 de agosto Dia da Nossa Senhora das Graças da Agua Santa

William Dolavale

CABOS DA POLÍCIA MILITAR DE ALÉM PARAÍBA PRENDEM HOMEM DE 40 ANOS E APREENDEM DROGAS DURANTE PATRULHAMENTO.

William Dolavale

PM prende homem com 15 registros policiais por crimes diversos em Bicas .

William Dolavale

Jovens são baleados durante aglomeração em cachoeira de Chácara

William Dolavale

Acidente envolvendo três veículos deixa feridos na 040

William Dolavale

Casos em investigação na Zona da Mata e Vertentes

William Dolavale