Brasil e Mundo

Latam vai demitir pelo menos 2,7 mil tripulantes

Por Raquel Landim, CNN 

A Latam informou que vai demitir pelo menos 2,7 mil tripulantes a partir do dia 4 agosto, após o fracasso de uma negociação com o sindicato dos aeronautas. O setor aéreo foi um dos mais atingidos pela crise do novo coronavírus e chegou a reduzir em 90% os seus vôos.

A empresa havia proposto aos aeronautas que manteria os empregos apenas se eles aceitassem um corte permanente de salários, que poderia chegar a 50%. A categoria vinha trabalhando com uma redução de cerca de 75% de remuneração, mas por apenas três meses.

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (31), comandantes e comissários de bordo rejeitaram a proposta. Logo após a decisão, a Latam informou as demissões ao mercado por meio de uma nota oficial. 
“De hoje até o dia 4 de agosto, a empresa abrirá um processo de pedido de demissão voluntária (PDV) e, após essa data, serão iniciados os desligamentos de, no mínimo, 2,7 mil tripulantes”, diz o comunicado.

“Não faz sentido redução de salário. Eles acabariam demitindo de qualquer forma, porque já informaram que sairão da crise menor do que entraram”, disse Ondino Dutra, presidente do Sindicato dos Aeronautas.

Por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Latam entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Depois de um período aguardando um empréstimo do BNDES, a empresa optou por incluir a filial brasileira no processso.

Os aeronautas já fecharam acordos de preservação de empregos com as concorrentes Azul e Gol. As empresas se comprometeram a não demitir até 31 de dezembro de 2021. Em contrapartida, os tripulantes aceitaram expressiva redução de salário.

Related Articles

Cerimônia militar marca passagem de comando na Epcar

William Dolavale

Nova ação conjunta entre PRF e Delegacia de Roubos da Polícia Civil de Juiz de Fora recupera carro roubado e apreende 20 mil reais

William Dolavale

Prefeito de Leopoldina doa salário para instituição de caridade

William Dolavale

Em plena pandemia, Brasil ganha nova companhia aérea: 1º avião chegou hoje

William Dolavale

Após progressão para faixa laranja, Prefeitura reabre praças em JF

William Dolavale

EUA decidem barrar quem passou pelo Brasil

William Dolavale

Rafael Aquino vereador de Bicas pede a volta do radar urgente na Br 267

William Dolavale

Casal de Viçosa que tomou quatro doses da vacina contra a Covid é denunciado pelo MP

William Dolavale

Eleitores de Espera Feliz, MG, voltam às urnas para eleição de prefeito em abril deste ano

William Dolavale

Trabalhadores vão para informalidade das ruas para sobreviver

William Dolavale