Brasil e Mundo

Latam vai demitir pelo menos 2,7 mil tripulantes

Por Raquel Landim, CNN 

A Latam informou que vai demitir pelo menos 2,7 mil tripulantes a partir do dia 4 agosto, após o fracasso de uma negociação com o sindicato dos aeronautas. O setor aéreo foi um dos mais atingidos pela crise do novo coronavírus e chegou a reduzir em 90% os seus vôos.

A empresa havia proposto aos aeronautas que manteria os empregos apenas se eles aceitassem um corte permanente de salários, que poderia chegar a 50%. A categoria vinha trabalhando com uma redução de cerca de 75% de remuneração, mas por apenas três meses.

Em assembleia realizada nesta sexta-feira (31), comandantes e comissários de bordo rejeitaram a proposta. Logo após a decisão, a Latam informou as demissões ao mercado por meio de uma nota oficial. 
“De hoje até o dia 4 de agosto, a empresa abrirá um processo de pedido de demissão voluntária (PDV) e, após essa data, serão iniciados os desligamentos de, no mínimo, 2,7 mil tripulantes”, diz o comunicado.

“Não faz sentido redução de salário. Eles acabariam demitindo de qualquer forma, porque já informaram que sairão da crise menor do que entraram”, disse Ondino Dutra, presidente do Sindicato dos Aeronautas.

Por causa da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a Latam entrou com um pedido de recuperação judicial nos Estados Unidos. Depois de um período aguardando um empréstimo do BNDES, a empresa optou por incluir a filial brasileira no processso.

Os aeronautas já fecharam acordos de preservação de empregos com as concorrentes Azul e Gol. As empresas se comprometeram a não demitir até 31 de dezembro de 2021. Em contrapartida, os tripulantes aceitaram expressiva redução de salário.

Related Articles

Resultado do Fies sairá nesta terça-feira

William Dolavale

PRF-MG flagra homem de 59 anos transportando pasta base de cocaína em seu veículo

William Dolavale

Câmara aprova aumento do prazo de validade da CNH

William Dolavale

PRF-MG apreende 500 mil litros de bebidas em 2020, atingindo um número seis vezes maior em comparação com o ano de 2018

William Dolavale

George Floyd estava com novo coronavírus, revela autópsia

William Dolavale

Espanha é país com mais profissionais de saúde infectados com Covid-19

William Dolavale

PRF FLAGRA MAIS DE 3 MIL PESSOAS SEM CINTO DE SEGURANÇA NO FERIADÃO.

William Dolavale

IBGE aponta que populações de Ubá e Visconde do Rio Branco cresceram mais do que a média nacional

William Dolavale

Academias de ginástica poderão reabrir em JF a partir de sábado

William Dolavale

Parque Estadual do Ibitipoca reabre para visitação no dia 30 de setembro

William Dolavale

Deixe um comentário