Brasil e Mundo

Incêndio atinge mata próxima ao Parque Estadual do Ibitipoca

Queimada iniciou durante a noite de domingo e permanece na manhã desta segunda; brigadistas e voluntários atuam no combate às chamas

Por Tribuna

Um incêndio em matagal no distrito de Ibitipoca, no município de Lima Duarte, mobiliza brigadistas da comunidade desde a noite desse domingo (27). Segundo o relato de um dos combatentes, as chamas começaram em uma propriedade particular ao lado do Parque Estadual do Ibitipoca e espalhou por diferentes regiões por várias linhas de fogo. Ainda não há informações sobre o fator que causou a queimada, mas os brigadistas acreditam que pode ter sido gerada por ato criminoso.

Apesar de o incêndio ter começado ainda no domingo, os brigadistas da comunidade e do Parque Estadual do Ibitipoca combateram as chamas sem apoio do Corpo de Bombeiros, segundo relatos dos voluntários, até as 10h desta segunda. “Como sempre, quem apaga (o fogo) primeiro são os brigadistas do Parque e os voluntários”, diz.O conteúdo continua após o anúncio

Alguns moradores permaneceram na ação até as 2h desta segunda-feira (28), logo sendo substituídos por brigadistas que estão ininterruptamente na atividade desde 4h30. No entanto, o fogo ainda se espalha por algumas regiões. “Tem uma linha de fogo que passou o Pico do Cruzeiro no sentido centro do Parque (do Ibitipoca). Mas a maior linha está na extremidade da região Noroeste do Parque”, conta Gabriel Celio Fortes, brigadista voluntário.

Apoio militar

Por volta das 10h, militares do Corpo de Bombeiros chegaram para prestar apoio aos brigadistas que já vinham lutando contra as chamas. Em comunicado, o batalhão de Juiz de Fora do Corpo de Bombeiros confirmou a ocorrência de incêndio “dentro do Parque, mas longe do camping”. Segundo o informe, há três bombeiros e 75 brigadistas atuando na ocorrência. Os Bombeiros também confirmaram que um helicóptero foi acionado para avaliação na área e apoio no combate.

De acordo com relato de um morador, foi notado fogo também pela estrada que dá acesso ao município de Santana do Garambéu. O brigadista Gabriel Fortes, por outro lado, afirma que a linha de fogo presente na parte noroeste do Parque foi controlada. Há grupos de combatentes espalhados por diversos pontos, segundo o brigadista.

Related Articles

Valor bruto da produção agropecuária mineira terá recorde histórico em 2020

William Dolavale

Covid-19: Prefeitura divulga novas restrições de funcionamento em Juiz de Fora

William Dolavale

Morre Doca Street, assassino de Ângela Diniz

William Dolavale

Veja quem são os empresários que ganham com a cloroquina no Brasil

William Dolavale

Primeiro caça Gripen da Força Aérea chega ao Brasil de navio

William Dolavale

60 corpos em decomposição são encontrados dentro de vans nos EUA

William Dolavale

PARQUE HALFELD É REABERTO APÓS SEIS MESES FECHADO.

William Dolavale

Número de mortos no Brasil cresce 50% em uma semana

William Dolavale

Kim Jong-un reaparece publicamente, diz agência oficial do governo

William Dolavale

SAIBA QUAIS SÃO OS NOMES MAIS COMUNS NO BRASIL

William Dolavale

Deixe um comentário