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Estradas da Zona da Mata e Vertentes terão mais de 30 novos radares

Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais lançou edital de licitação para escolha da empresa que vai operar o sistema de monitoramento. Veja onde controles serão instalados.

Por G1 Zona da Mata

As estradas que cortam as regiões da Zona da Mata e Campo das Vertentes terão mais 36 novos radares. A informação foi divulgada nesta semana pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG).

Segundo o DER-MG, um edital de licitação foi lançado para escolher a empresa que vai operar o sistema de monitoramento. Ao todo, a vencedora vai manter 995 radares em Minas Gerais, sendo que 36 são nas regiões.

Ainda conforme o Estado, atualmente existe 469 aparelhos ativos, mas o contrato atual vence em 2021. Por esse motivo, o edital também prevê a manutenção de 469 que estão em funcionamento e a implantação de outros 526. Na Zona da Mata e Vertentes, 53 operam atualmente.

Veja abaixo em quais locais serão implantados os novos radares e outros que já operam atualmente e serão mantidos:

Radares na Zona da Mata e Vertentes

RodoviaKmMunicípioSituação
AMG-04651,7São João del ReiNovo
MG-12354Alto Rio DoceNovo
MG-27580,8CarandaíNovo
MG-3388,1BarbacenaAtivo
MG-33813,6BarbacenaAtivo
MG-33811,5BarbacenaAtivo
MGC-38333,2Entre Rios de MinasAtivo
MGC-38333,5Entre Rios de MinasAtivo
MGC-38339,9Entre Rios de MinasAtivo
MGC-38344,6Entre Rios de MinasNovo
BR-120754,9CataguasesAtivo
BR-265148MercêsAtivo
LMG-85014UbáNovo
MG-12478DivinésiaNovo
MG-13314,9TabuleiroAtivo
MG-13315TabuleiroAtivo
MG-13316TabuleiroAtivo
MG-13328,5PiauNovo
MG-13334,5PiauAtivo
MG-28569,4Dona EuzébiaAtivo
MG-28572Astolfo DutraAtivo
MG-28581,2Astolfo DutraAtivo
MG-28581,4Astolfo DutraAtivo
MG-28585,4Astolfo DutraAtivo
MG-28585,7PiraúbaAtivo
MG-4474UbáAtivo
MG-4478,5UbáAtivo
MG-4480,1MercêsAtivo
MG-44817Santa Bárbara do TugúrioNovo
MG-44825,2BarbacenaAtivo
MGC-120706,9UbáNovo
MGC-120744,8Dona EuzébiaAtivo
MGC-120749,7CataguasesNovo
MGC-120759,7CataguasesNovo
MGC-26594,3TocantinsAtivo
MGC-265111,8Rio PombaAtivo
MGC-265113,7Rio PombaAtivo
MGC-265120,6Rio PombaAtivo
MGC-265123,5Rio PombaNovo
MGC-265135,8MercêsAtivo
MGC-265136MercêsAtivo
MGC-265139,5MercêsAtivo
MG-2705Entre Rios de MinasNovo
MG-27018,6Entre Rios de MinasAtivo
MG-2808,9ViçosaAtivo
MGC-482160,8ViçosaNovo
AMG-29067,8Espera FelizAtivo
BR-4822,5Espera FelizNovo
BR-4828Espera FelizNovo
BR-48219,9Espera FelizAtivo
BR-48231,8CarangolaNovo
MG-111166,2Faria LemosNovo
MG-111184TombosNovo
MGC-4821Espera FelizNovo
AMG-30851Juiz de ForaNovo
AMG-308515Coronel PachecoNovo
BR-3931,8PirapetingaAtivo
BR-39316,3PirapetingaNovo
BR-39316,7PirapetingaNovo
BR-39318,4PirapetingaNovo
BR-39318,5PirapetingaNovo
BR-39327,1Volta GrandeAtivo
BR-39337,1PirapetingaNovo
BR-39337,9PirapetingaNovo
BR-39340,8PirapetingaNovo
BR-39341PirapetingaNovo
BR-3930,6Santos DumontAtivo
LMG-8662AndrelândiaNovo
LMG-8740,5Juiz de ForaAtivo
LMG-8742Juiz de ForaAtivo
MG-12624São João NepomucenoAtivo
MG-12631,6Rochedo de MinasAtivo
MG-12631,9Rochedo de MinasAtivo
MG-12636,6Rochedo de MinasNovo
MG-12671,3Mar de EspanhaAtivo
MG-13340,5Coronel PachecoAtivo
MG-13344,9Coronel PachecoAtivo
MG-2850PalmaNovo
MG-35348,8GoianáNovo
MG-35355,4Coronel PachecoAtivo
MG-35360,1Coronel PachecoAtivo
MG-35364,3Coronel PachecoAtivo
MG-35368,4Coronel PachecoAtivo
MG-35369,6Juiz de ForaAtivo
MG-35370,8Juiz de ForaAtivo
MG-353111,5Juiz de ForaAtivo
MG-353111,6Juiz de ForaAtivo
MG-45734Santa Rita do JacutingaNovo
MG-45742Santa Rita do JacutingaNovo

Fonte: DER-MG

Edital

O edital está dividido em quatro lotes e prevê a contratação da empresa para prestação de serviços de engenharia de natureza contínua por 30 meses, podendo ser prorrogado por mais 30. O investimento está estimado em R$ 140 milhões.

Os interessadas têm até o dia 8 de março para protocolar as propostas e as documentações exigidas no edital 02/2021.

Sensação de segurança

De acordo com o diretor de Operação Viária do DER-MG, Anderson Tavares Abras, a licitação tem o objetivo de proporcionar melhores condições de segurança aos usuários das rodovias.

“O programa de Controle de Velocidade foi elaborado a partir de levantamento de dados de acidentes ocorridos na nossa malha rodoviária. As informações colhidas foram objeto de estudo de tráfego, buscando a identificação de pontos críticos, onde observou-se que a severidade dos acidentes estava diretamente relacionada aos excessos de velocidade dos veículos envolvidos”, complementou.

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