Brasil e Mundo

Luto na cidade de Bicas: faleceu em Paraisópolis o escritor Vasco Teixeira

Nesta triste quarta-feira cinzenta, dia 05 de maio de 2021, o jornal se despede do seu grande colaborador Sebastião Agripino Teixeira, o Tião, o Tiãozinho, mas que nas páginas de O MUNICÍPIO assinava a coluna “Um causo à parte”, como Vasco Teixeira, cronista diferenciado, escritor e artista plástico. É a Covid-19.

Fonte: Zé Arnaldo e Jornal O Município

Vasco lançou seu primeiro livro em Bicas, denominado “Bicas, um causo à parte”, em outubro de 2017, no feriado de Nossa Senhora Aparecida e, de lá pra cá, escrevia crônicas nas páginas de O MUNICÍPIO. Daqui pra frente, ele será sempre lembrado, porque o jornal vai dar “replay” em vários de seus escritos.

Em Paraisópolis-MG, onde estava radicado e preparava um novo livro, participava ativamente da vida cultural e social da cidade, como cronista do jornal A Formiga, escultor e militante na política local.

Sebastião Agripino Teixeira nasceu em 20 de janeiro de 1955 em Bicas… Pais: Ana Inácia Teixeira e João Agripino Teixeira… Irmãos: João Lúcio, Aracy, Ana Lúcia e Pedro… Esposa: Maria José Goulart Gusmão Teixeira (Zezé)… Filhos: Felipe, Marina e Carolina.

Algumas manifestações de pesar postadas
nas redes sociais:

José Maria Machado Veiga
Meus sentimentos aos familiares e amigos do Vasco. O jornal O Município está enlutado com a perda de seu grande colaborador.

Marta Silva Mariano
“Amigo é coisa pra se guardar do lado esquerdo do peito, mesmo que o tempo e a distância digam não”. O mundo perdeu hoje um grande homem: brilhante , inteligente, divertido. Um amigo que nos fez sair da mesmice e nos fazer uma viagem ao túnel do tempo da nossa doce história, da nossa velha e maravilhosa Bicas. Hoje, Bicas chora a tua partida. Bicas está enlutada… Vai em paz meu amigo, na certeza que viverá eternamente em nossos corações.  Agradeço a Deus pelo privilégio de sua amizade. Bjs.

Juraci Mamede Mamede
Muito triste. Fica a lembrança de uma pessoa que foi amigo de todos. Meus sentimentos a família e amigos.

Rafael Candido Aquino
Que notícia triste! Sempre lembrava com detalhes das belas histórias do passado de Bicas-MG e das grandes pessoas que partiam. Nossos sentimentos a todos os familiares e que Deus o receba e conforte a família! Bicas enlutada!

Francisco Felipe Galil / Administrador do Facebook MINEIROS DE BICAS
Não há nada neste momento que possamos demonstrar nosso sentimento com sua partida. Vá em paz Vasco Teixeira. Vc engrandeceu nossa página e elevou o nome de Bicas. Escreveu um livro, plantou uma árvore e gerou frutos. Cumpriu sua missão, mas foi cedo demais. Sua falta será sentida todas as vezes que abrirmos a página e não termos mais seus causos. Agradecemos muito seu carinho, atenção com seus amigos e contemporâneos de Bicas. Criamos a página para reencontrar os amigos biquenses pelo mundo e vc com toda sabedoria deu vida e enalteceu Bicas. Somos todos muito gratos por vc ser uma pessoa iluminada.

Jussara Lamha Braz
Que tristeza!!! Estou com meu coração doendo com essa notícia!!! Vasco foi uma das pessoas mais legais e inteligentes que conheci nos últimos tempos!!! Que Deus o receba em paz e conforte toda a sua família!!!

Aida Maria
A notícia que eu não queria ter recebido. Que Deus te receba meu amigo. Vou sentir falta das nossas conversas de todos os dias eu e migalouca. Mas vai ficar a saudade de tudo que vc contou para os conterrâneos. E o próximo livro que estava escrevendo vai ficar na imaginação de todos que te amavam muito. Saudades eternas!

Marta Ferreira
Bicas amanheceu mais triste hj, a nossa “terrinha” mais pobre de amizade, de carinho, de atenção e das melhores lembranças de nossa gente. Do sorriso fácil nos comentários irreverentes, bem humorados, temperados com a presença viva do amigo q mesmo de longe se mantinha perto. É assim, bem perto, no coração q ele, Vasco Teixeira, Tião, o Tiãozinho vai permanecer vivo entre nós pq as boas lembranças, as melhores lembranças vão tomar o lugar da dor e da tristeza. Não tivemos o último abraço, a última palavra, mas a certeza de q valeu a pena sua passagem entre nós. Agradeço muito a satisfação de ter desfrutado da amizade e creio q posso estar falando por todos seus amigos Biquenses. Siga em paz meu, nosso, caríssimo amigo. Meus sentimentos e orações a toda família.

Betania Ferreira
Nossa tristeza Marta é grande… vou sentir falta das “intrigas” que ele gostava de nos envolver… mandava eu falar do seu calcanhar e mandava você me chamar de Xuxa folgada…. ríamos das conversas atravessadas e o chamávamos de fofoqueiro, qdo queria saber de quem se tratava alguns assuntos… muita saudade vai nos deixar… sua alegria permanecerá conosco.

Vilma Bello
Um mês sem falar com ele. De um dia p outro, parou de me dar bom dia. Estranhei, mas pensei que devia estar ocupado com a última escultura ou com o novo livro que estava saindo do forno. Pensei ainda que devia estar ocupado, pensando no netinho Raul que está p chegar. Hoje, não tenho mais meu amigo que torcia por mim sempre e que queria me cumprimentar qd. terminasse meu mestrado. Amigo que me enviou uma escultura de Chaplin que representava nossa amizade, assim disse-me. Não vou ganhar mais “musga”, nem ter seu “Bom dia, minha amiga”. Estou em luto. Meu coração está triste, pelo amor que tinha por ele. Que Deus o receba de braços abertos Vasco Teixeira.

Carlos Souza
Esta é realmente uma imagem sem legendas… lembrar que perdemos um pessoa que se fez importante pra todos nós que amamos nossa terra… pessoas como ele passam por aqui, deixando sua marca. Fica o vazio da matéria, mas nos deixa um legado de grandes recordações. Agora, ele vai escrever novos causos, com muito mais sabedoria, pois ultrapassou o limite do seu tempo por aqui!

Silvana Horaci Soares
Muito triste. Parece mentira que ficaremos sem seus causos que tanto nos alegrava. Vá em Paz Vasco!!!

Rosa Schettini Alhadas
Triste demais. A alegria e irreverência nas páginas de Bicas fecha hj. O contador de causos, o avivador de memórias se vai. Vá em Paz, grande Vasco Teixeira. Sentimentos à família.

Jerônimo Lamha de Moura
A voz se cala, não mais os causos que nos remeteram a uma saudosa época da vida em Bicas, tempos de juventude. Agora, sua essência, sua alma cheia de criatividade e inteligência, voa para o Céu para fazer a alegria dos anjos!!!

Olivia Ferrari
Que tristeza! Não tenho palavras pra descrever o sentimento… Ainda há 1 semana atrás estivemos a conversar… Tião, sempre atencioso, mesmo qdo eu passei a não participar frequentemente do grupo, ele sempre me mandava um alô e nunca se esquecia de mim qdo nomeava nos seus causos.. Vais fazer muita falta! Cachopa entristecida!

Elcy Andrade
Nosso querido Vasco (Tião) Teixeira deixa Bicas de luto. Foi muito amado, aplaudido e admirado. Oremos por sua chegada no Céu, onde todos o receberão com o carinho que merece. Descanse em paz, amigo inesquecível! Sentiremos saudades suas, mas sua lembrança permanecerá. Sentimentos aos familiares.

Mara Bertelli Machado
Que tristeza, quantas alegrias nos deu c/ seus causos, c/ eles voltávamos ao passado, relembrando cada personagem!!! Meus sentimentos a todos os familiares e amigos!!! Que o grande Vasco descanse em paz, ao lado do Pai Celeste… c/ certeza continuará fazendo a alegria de todos lá no céu!!!!

Anna Maria Monteiro Amadei
O Facebook nunca mais será o mesmo, sem seus causos, suas brincadeiras e sua alma iluminada!!! Descanse em paz Vasco Teixeira! Biquense roxo, amigo bacana, pessoa inexplicavelmente diferente! Amamos você!!!

Mario Solange
Que triste!!! Grande homem, cheio de humildade e amor!!! De um talento sem igual… receba Senhor o Tião com seus anjos de luz, Pai. Sua passagem foi de alegria e doação. Descanse em paz Vasco Teixeira, um grande amigo de todos que conhecia e os que ficaram conhecendo….Vá em Paz!!!

Marly Dousseau Mayrink
Sentirei muita falta de sua maneira de contar a vida. Aquela do dia a dia de um tempo de Bicas que não vivi e passei a conhecer através de suas palavras. Muito obrigada! Vá em paz!

Xisto Barral
Sempre digo para as pessoas do meu convívio que todos nós nascemos com uma passagem em aberto, mas não sabemos o dia e a que horas é a partida. Hoje, com essa pandemia, digo que estamos na rodoviária, num aeroporto ou num porto, mais próximos da hora da viagem. Observe como existe um antagonismo, do nosso sentimento, na hora de um abraço de despedida e um abraço de quem nos está esperando na chegada, ao nosso destino. Hoje nós tivemos o sentimento do abraço de quem se despede: duro, triste, inacreditável e um pouco prematuro pelo nosso entendimento. Espero que existam muitos abraços apertados na sua chegada e que sua recepção seja a altura do seu merecimento. Agradecemos a alegria que cada linha dos seus causos de Bicas e da Rua do Brejo nós proporcionaram. Deixarão ótimas lembranças. “Bicas chorosa!”

Veja AQUI a cobertura do lançamento em Bicas do livro do Vasco Teixeira “Bicas, um causo à parte”

Related Articles

Juiz de Fora regride para a Onda Vermelha do ‘Minas Consciente’ e apenas serviços essenciais poderão funcionar

William Dolavale

PRF prende assaltante especializado em roubo a caminhoneiros na BR-040

William Dolavale

PM apreende cerca de R$ 500 mil em dinheiro falso e fecha laboratório clandestino em Ituiutaba

William Dolavale

Brasil não renovará pacto de transporte naval com Argentina e Uruguai

William Dolavale

Covid-19: Juiz de Fora retorna para a faixa vermelha

William Dolavale

Empresas de medicamentos são acusadas de sonegar R$ 10 bilhões em SP

William Dolavale

Réveillon 2021

William Dolavale

Rodrigo Maia reitera seu veto à volta da CPMF

William Dolavale

Anvisa orienta suspensão de vacina da AstraZeneca para grávidas

William Dolavale

Proprietários de veículos não vão pagar Seguro DPVAT em 2021

William Dolavale