Brasil e Mundo

Zema e Margarida anunciam acordo para a retomada das obras do Hospital Regional de Juiz de Fora

Governador cumpre agenda na cidade nesta quinta-feira (15). A construção da unidade teve início em 2010 e sofreu com paralisações.

Por Fellype Alberto, G1 Zona da Mata

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e a prefeita de Juiz de Fora, Margarida Salomão (PT), anunciaram na tarde desta quinta-feira (15) um acordo para a retomada das obras do Hospital Regional. A construção teve início em 2010 e sofreu com paralisações.

O acordo prevê que a Prefeitura entregue ao estado de Minas Gerais o terreno onde se localiza o Hospital Regional, como forma de quitar uma dívida do Executivo Municipal com o Estado de cerca de R$ 114 milhões, referente a prestações de contas reprovadas de gestões anteriores.

De posse do terreno em que o Hospital Regional de Juiz de Fora está instalado, o estado poderá dar ordem de serviço para a conclusão das obras. Os recursos utilizados são provenientes do acordo com a Vale em reparação pela tragédia de Brumadinho em 2018.

A data para a retomada das obras, no entanto, ainda não foi divulgada, uma vez que ainda há necessidade de trâmites na Câmara Municipal de Juiz de Fora e na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

Imagem aérea do Hospital Regional de Juiz de Fora  — Foto: Reprodução/TV Integração

Imagem aérea do Hospital Regional de Juiz de Fora — Foto: Reprodução/TV Integração

Recursos para obra

No final de junho, o G1 mostrou o início da tramitação na ALMG de um Projeto de Lei (PL) que define verbas para a retomada de obras de hospitais regionais que estão paralisadas no Estado. A quantia é de um acordo bilionário entre a Vale e o Governo de MG e prevê repasses para diversos setores.

Para debater sobre o assunto e as perspectivas da matéria, a Câmara Municipal de Juiz de Fora realizou uma Audiência Pública, onde o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirmou que a expectativa é liberar um processo de licitação para a gestão da unidade.

Desde o início, em 2010, as obras do Hospital Regional de Juiz de Fora sofreram três paralisações. A última ocorreu em 2015 e continua por motivos como mudança da empresa executora e falta de repasses. A expectativa inicial era de que as obras fossem concluídas no segundo semestre de 2016.

A intenção é que com a aprovação da matéria na ALMG, R$ 167 milhões sejam repassados para a conclusão da obra, que ocupa 23 mil m².

Related Articles

Presidente Bolsonaro fará novo teste para coronavírus e ficará em isolamento.

William Dolavale

Dez anos após tragédia, região serrana sedia governo do Rio por 3 dias

William Dolavale

Aline Lara, secretária de saúde de Bicas fala sobre a Covid 19

William Dolavale

TSE recebe pedidos de tropas federais para eleições de 15 de novembro

William Dolavale

Vem aí o primeiro Concurso do melhor Hambúrguer de Bicas

William Dolavale

Estado recebe 66 mil doses de vacina da Janssen nesta quinta

William Dolavale

País viverá maior tombo na economia de todos os tempos. Governo teme paralisia e crise social a partir de julho

William Dolavale

Detran faz leilão de carros e motos apreendidos na Zona da Mata e Campo das Vertentes

William Dolavale

Sob Ernesto Araújo, diárias pagas a diplomatas por missões no Brasil crescem 49%

William Dolavale

Rafael Aquino vereador de Bicas pede a volta do radar urgente na Br 267

William Dolavale