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O que são gorduras saturadas e insaturadas?

Confira as diferenças entre esses dois tipos de gorduras e os alimentos em que elas podem ser encontradas.

O desenvolvimento científico dos últimos anos permitiu que médicos e pesquisadores investigassem melhor o impacto dos alimentos que ingerimos sobre a nossa saúde. Isso motivou a busca por academias de ginástica e profissionais como nutricionistas e preparadores físicos.

Nomenclaturas antes restritas aos grupos científicos, tais como gorduras saturadas e insaturadas, começaram a ganhar espaço em revistas, programas televisivos e academias. Na busca por saúde, muita gente passou a ter medo de comer alimentos como pastéis, bolinhos, bife à milanesa, batata frita, entre outros. Se você é daqueles que adoram uma fritura de vez em quando, confira a importância da fritadeira elétrica.

Gorduras insaturadas

Conhecidas como gorduras “boas”, elas são divididas em dois grupos: poli-insaturada e monoinsaturada. As primeiras contêm substâncias como os ômegas 3 e 6 — encontradas em alimentos como salmão, sardinha, nozes, atum, castanhas e azeite de oliva.

Já as gorduras insaturadas monoinsaturadas são encontradas em alimentos como os óleos de milho e girassol, amendoim torrado, amêndoas, abacate e gergelim. Essas gorduras também contêm o ômega-9, conhecido como um importante protetor cardiovascular. Estudos científicos mostram que substituir a gordura saturada pela insaturada pode ajudar a diminuir o LDL (colesterol considerado “ruim” e fator de risco para o surgimento de doenças cardíacas).

Gorduras saturadas

Já as gorduras saturadas são encontradas em alimentos de origem animal, como os laticínios, a manteiga e carnes gordurosas. Contudo, elas também podem estar presentes em óleo de coco e de dendê.

Essa é a gordura encontrada em produtos industrializados que acabam aumentando as taxas de LDL e, assim, favorecendo doenças cardiovasculares. Salgadinhos de pacote, salsichas, lasanha e pizza congeladas, embutidos, carnes vermelhas e bolachas recheadas são alguns exemplos clássicos. Também vale estar atento aos churrascos, já que esse tipo de gordura é encontrada em bacon grelhado e banha de porco.

As gorduras saturadas devem ser evitadas ou consumidas pontualmente, já que elas se acumulam facilmente nas paredes internas dos vasos sanguíneos, o que pode entupir veias e provocar problemas cardíacos, além de derrames cerebrais.

Diferenças

Uma das diferenças entre esses dois tipos de gorduras está em sua estrutura física molecular. Em temperatura ambiente, as gorduras insaturadas são líquidas, enquanto as saturadas apresentam um aspecto sólido. Outra diferença se refere às fontes de cada tipo de gordura. Enquanto as insaturadas são mais encontradas em produtos de origem vegetal, as saturadas são encontradas em alimentos de origem animal.

Como consumir

Os médicos recomendam que a gordura saturada não corresponda a mais de 10% do valor calórico total consumido em um dia. Antes de comprar qualquer alimento industrializado no mercado, verifique sempre a embalagem de cada um deles. O recomendado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia é a ingestão diária máxima de 22 gramas de gordura saturada por dia (tendo por base uma dieta de 2 mil calorias diárias).

Além de conferir a embalagem de alimentos industrializados, é importante utilizar técnicas de cozinha mais saudáveis, como assar, preparar no vapor e grelhar. E sempre que ingerir carne, é bom retirar a gordura visível dela. Se você adora derivados de leite, vale substituir aqueles feitos de leite integral pelo desnatado e trocar a manteiga por creme vegetal.

Nos intervalos entre as refeições, é importante priorizar frutas pouco calóricas (como goiaba, abacaxi e maçã) e sementes (amêndoas, nozes, macadâmias, entre outros). É bom lembrar, porém, que mesmo os alimentos ricos em gordura insaturada (considerada boa) devem ser consumidos com moderação, senão podem provocar o excesso de gordura no organismo.

Uma dica simples para garantir uma dieta saudável é apostar nas fritadeiras elétricas, já que elas não precisam de nenhum tipo de gordura para cozinhar os alimentos, evitando o consumo de gorduras saturadas.

FONTE: GEAR SEO

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