Esportes

Palmeiras, Flamengo e mais 23: quem já está garantido na Libertadores 2022

A Copa Libertadores de 2021 mal chegou ao fim, mas a edição de 2022 já está na mira de clubes tradicionais espalhados pelo continente. Tanto que 25 equipes já garantiram matematicamente a vaga para tentar o título na próxima temporada. O Brasil terá direito a nove postos — o recorde na história da competição — e vive briga intensa pelos lugares restantes.

Quatro brasileiros estão garantidos para tentar o quarto título seguido para o país: Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e o Athletico — este último por ter sido campeão da Copa Sul-Americana. O Brasil ainda tem mais cinco vagas a serem distribuídas, preenchidas todas via Brasileirão, uma vez que Galo e Furacão, que decidem a Copa do Brasil, já estão classificados.

Neste momento, os clubes que estariam garantindo os postos via Série A são Corinthians, Fortaleza, Bragantino, Fluminense e Ceará. A última rodada do Brasileiro está marcada para 9 de dezembro, enquanto as finais da Copa do Brasil serão em 12 e 15 do mesmo mês.

Já no segundo país com mais direito a vagas para a Libertadores, a Argentina e dois nomes estão garantidos na próxima edição. Primeiramente, o Colón, que fez história ao conquistar o título nacional pela primeira vez em 116 anos — a Copa da Liga Argentina. Na ocasião, venceu o Racing por 3 a 0, no mês de junho.

Como na Argentina há dois torneios locais por ano, o segundo foi conquistado pelo River Plate, outro que já está garantido. A equipe de Marcelo Gallardo foi campeã da Liga Argentina com três rodadas de antecedência e seguirá na luta pelo pentacampeonato. O River foi o último campeão antes dos três títulos seguidos do Brasil e chegam como principais rivais pela taça.

Outro que está matematicamente classificado é o Vélez Sarsfield, devido à boa campanha somada nos dois torneios. Porém, como ainda há rodadas a serem disputadas, falta definir em qual colocação ele ficará.

A Argentina ainda tem mais três lugares a serem definidos e corre o risco de não ter o Boca Juniors entre eles — neste momento, os Xeneizes não estão na zona de classificação.

Na Bolívia, o The Strongest vive situação parecida com a do Vélez: já está classificado pela boa campanha, mas ainda não está definido se irá como campeão, vice ou classificado através das Copas. A Bolívia ainda tem mais três vagas.

No Chile, a situação está bem encaminhada. O Colo-Colo, que conquistou a Copa do Chile, e o Everton, que foi o vice-campeão, já estão garantidos. Pela boa campanha no torneio nacional, a Universidad Católica também tem vaga. Falta um representante do país.

Na Colômbia, a metade dos representantes já se definiu: o Deportes Tolima, que foi campeão do Torneio Abertura, e o Atlético Nacional, que conquistou a Copa da Colômbia.

O Equador terá o Emelec, campeão da primeira etapa da Serie A equatoriana, e o Independiente del Valle, que já está garantido pela boa campanha e falta definir em qual vaga ficará.

No Paraguai, três nomes de peso: o Libertad, campeão do Abertura, o Cerro Porteño e o Guaraní, a definir em qual vaga irão ficar.

No Peru, todos estão definidos: Sporting Cristal e Alianza Lima, os finalistas da Liga Peruana, o Universitario, terceiro colocado, e o Universidad Cesar Vallejo, quarto colocado.

O Uruguai terá a tradição do Peñarol e Nacional e Plaza Colonia, menos conhecido no continente. Situação distinta vive a Venezuela, que ainda não tem classificou.

O Globo, um jornal nacional: Fique por dentro da evolução do jornal mais lido do BrasilPublicado em oglobo.globo.com

Related Articles

Por coronavírus, Fifa decide adiar Copa do Mundo de Futsal para 2021

William Dolavale

Pai de garoto relata tristeza e revolta com injúria racial durante jogo: “Muito difícil para a família”

William Dolavale

Olympique teria imagens que mostram Neymar chamando adversário de ‘chinês de m…’

William Dolavale

Campeonato Carioca pode ter volta de jogos com público a partir de julho

William Dolavale

Presidente do STJD aceita liminar, e Grêmio terá de jogar sem torcida

William Dolavale

Torcida do Cruzeiro protesta por saída de Fábio e ataca Fenômeno: ‘Ronaldo gordão, vem dar satisfação’

William Dolavale

Flamengo consegue liminar e impede que Taça das Bolinhas seja entregue para o São Paulo

William Dolavale

Ataque do Fogão deixa a desejar em eliminação na Copa do Brasil

William Dolavale

Módulo 2: 75% dos times que subiram de divisão venceram em uma das duas primeiras rodadas da fase final

William Dolavale

Com vitória nos pênaltis, Argentina alcança final da Copa América

William Dolavale