Brasil e Mundo

Cuidados para ter com seu cão durante o verão

Confira algumas práticas bem eficazes para refrescar e melhorar a qualidade de vida do seu cachorro durante o verão

O verão é a estação mais quente de todas e a cada ano que passa as temperaturas durante o período ficam mais altas; em diversas regiões do país é comum que elas passem dos 40ºC. Assim como você, seu cão também precisa de cuidados especiais nessa época.

Quando o verão chega, as rotinas do seu pet mudam. Isso quer dizer que a caminha de cachorro vai se separar das cobertinhas e os momentos ao ar livre serão mais bem aproveitados.

O calor intenso aumenta a temperatura corporal de todos os seres vivos. Nos cachorros, quando ela não é bem controlada pode causar desidratação, paradas respiratórias, convulsões, desmaios e até infestação de parasitas, como os carrapatos, por exemplo.

Para você curtir o verão com seu dog e aproveitar junto com ele viagens, passeios e momentos em casa durante este período sem prejudicar a saúde de seu melhor e mais sincero amigo, vamos destacar alguns cuidados que podem melhorar muito a qualidade de vida e bem-estar de seu pet nessa época tão quente. Confira!

Banhos refrescantes

Água em temperatura ambiente ou poucos graus abaixo é sempre um bom remédio para matar o calor. No verão, os banhos nos pets são mais seguros, pois os bichinhos secam mais rápido e ainda podem aproveitar o sol sem se superaquecer.

Entretanto, os banhos em excesso podem ser prejudiciais, pois aumentam os riscos de infecções na pele causadas por fungos, que se proliferam mais rápido em lugares úmidos e quentes.

Tanto os cachorros de pelos longos quanto os de pelos curtos, podem tomar banhos a cada 15 dias durante o verão. Se você tiver um quintal, pode dar banho direto na mangueira, será super refrescante e seu cão ainda poderá se divertir com os jatos de água.

Caso você o leve até o pet shop para isso, certifique-se antes de que a carteirinha de vacinação esteja em dia.

Sombra e água fresca

A hidratação de seu peludo é providencial para manter a temperatura corporal controlada e reduzir a sensação de estar morrendo de calor, que é péssima, digamos de passagem.

Espalhe potes de água nos ambientes mais frescos da casa e longe da luz solar, trocando várias vezes ao dia para mantê-la fresca e limpinha o tempo todo.

Outra alternativa muito interessante é congelar água em garrafas pet de 600ml, tirar todo o plástico e entregar a barra de gelo para o cachorro lamber. Além de hidratar seu cãozinho, ainda serve como uma brincadeira super divertida e refrescante.

Se o cachorro tiver pelos longos, tosar é uma excelente opção

Além de servir como proteção, o pelo tem função importante na regulação da temperatura corporal dos pets. Por isso, apesar de muito útil para refrescar os bichinhos e entregar conforto, dependendo da raça a tosa não pode ser completa.

Isso porque certas raças possuem duas camadas de pelos. A chamada pelagem dupla segura uma camada de ar entre as duas diferentes pelagens que ajuda na manutenção térmica, seja no frio ou no calor. Confira alguns exemplos de raças com pelagem dupla:

  • Pastor Shetland;
  • Border Collie;
  • São Bernardo;
  • Samoieda;
  • Bernese Montanhês; e
  • Husky Siberiano.

Nesses casos, para refrescar o cachorro é indicada a tosa higiênica, na qual o aparo nos pelos é feito apenas na barriga, nas patas e na região reprodutora.

Passeie mais e na hora certa

Os passeios são necessários durante todo o ano. Porém, no verão eles exigem maior frequência e devem ser feitos nos horários corretos; afinal, seu cachorro não usa sapatos e pode queimar as patinhas no chão quente desta época do ano.

Os passeios devem acontecer no começo da manhã, no final da tarde e pouco antes da hora de dormir. Não se esqueça também de levar água, fazer caminhadas mais curtas e usar protetor solar no bichinho durante o dia. Aplique o produto específico para pets no focinho, bordinhas das orelhas e na barriga.

Se você notar que o pet está ofegante demais ou muito cansado durante o passeio, interrompa a caminhada, leve o cão para casa, dê água e o deixe descansar até o dia seguinte.

Fonte: Gear Seo

Related Articles

Especial Miss Brasil Gay e Rainbow Fest serão realizados de forma virtual em Juiz de Fora

William Dolavale

Trabalhadores autônomos foram mais prejudicados por pandemia em 2020

William Dolavale

Petrobrás confirma aumento nos preços da gasolina, do diesel e do gás de cozinha

William Dolavale

Minas só tem estoque de ‘kit intubação’ para três dias, diz secretário

William Dolavale

CERCA DE 120 RODOVIÁRIOS SÃO DEMITIDOS EM JUIZ DE FORA

William Dolavale

Sobe para quatro o número de mortos após terremoto no México

William Dolavale

OPERAÇÃO INTEGRADA ENTRE POLÍCIAS CIVIL E RODOVIÁRIA FEDERAL COMBATE ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA E APREENDE R$550.000,00 EM BENS E DINHEIRO

William Dolavale

Cemig não fará reajuste em contas de luz pelo segundo ano consecutivo

William Dolavale

Histórico! SBT vai a 34 pontos no Ibope; Globo fica em 17

William Dolavale

Desfile de 7 de setembro é cancelado nas principais cidades da Zona da Mata e Campo das Vertentes por causa da pandemia de Covid-19

William Dolavale