sexta-feira, maio 17, 2024

InícioBRASIL E MUNDOAlvo de operação, diretor do Instituto de Previdência do DF é afastado...

Alvo de operação, diretor do Instituto de Previdência do DF é afastado do cargo – Notícias


O diretor-presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do Distrito Federal (Iprev), Paulo Moita, foi afastado do cargo por determinação da Justiça. Ele é um dos alvos da operação conjunta da Polícia Civil do Distrito Federal e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) que apura um suposto esquema de lavagem de dinheiro em um edital do instituto. Foram cumpridos quatro mandados de busca nesta quarta-feira (4).



Esta é a segunda fase da Operação Imprevidentes. As investigações começaram em 2021 para apurar supostas irregularidades no credenciamento de fundos de investimentos de instituições financeiras.


• Compartilhe esta notícia no WhatsApp

• Compartilhe esta notícia no Telegram


Os agentes encontraram indícios de que os suspeitos teriam utilizado contas jurídicas para pagar despesas pessoais de réus envolvidos na primeira fase das investigações, deflagrada em 9 de fevereiro de 2023.


Segundo as autoridades, as buscas têm como objetivo a consolidação de elementos para a conclusão do inquérito, bem como o ressarcimento aos cofres públicos.


Defesas


O Iprev afirmou que continua colaborando com as investigações e tomando todas as medidas necessárias.


Durante uma agenda oficial, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), afirmou que não teve conhecimento da operação.


O R7 tenta contato com a defesa de Paulo Moita.


Primeira fase


A primeira fase da operação foi deflagrada em fevereiro deste ano. Os agentes realizaram buscas no DF, em São Paulo, em Teresina (PI) e na sede do Iprev.


Um dos alvos foi o secretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Distrito Federal, Ney Ferraz. O R7 apurou na época que foram realizadas buscas na casa dele, em Brasília. Policiais e promotores também estiveram em São Paulo (SP) e em Teresina (PI).


Ferraz foi presidente do Iprev-DF entre março e outubro de 2022 e saiu do instituto para assumir a Secretaria de Planejamento, recriada para o segundo mandato do governador Ibaneis.


Antes de assumir o cargo em Brasília, o secretário ocupava a função de gerente-executivo do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Teresina, no Piauí.

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS