sexta-feira, maio 24, 2024

InícioBRASIL E MUNDOCidades de Goiás registram tremores detectados por observatório da UnB - Notícias

Cidades de Goiás registram tremores detectados por observatório da UnB – Notícias


Moradores dos municípios goianos de Estrela do Norte e Mara Rosa foram surpreendidos, na madrugada desta sexta-feira (15), com um tremor de terra com magnitude de 3,7 na escala Richter. O abalo sísmico foi confirmado pelo Observatório Sismológico (Obsis) da Universidade Nacional de Brasília (UnB), que detectou o movimento em 20 estações. 


O tremor durou aproximadamente oito segundos e ocorreu por volta das 5h45 da manhã. Desde 2010, 15 tremores foram registrados por observatórios sismológicos no Norte de Goiás. Técnicos da área justificam que a região é afetada pelas movimentações em razão de uma falha geológica que comprime as placas oceânicas. 



Desta vez, o epicentro dos tremores ocorreu a 11 km de Estrela do Norte e a 30 km de Mara Rosa. Moradores de ambas as cidades conseguiram sentir as movimentações, consideradas de porte médio pelos padrões brasileiros, segundo análise do observatório.


No entanto, tremores dessa magnitude não oferecem potenciais riscos de desabamentos e danos a edificações. De acordo com o observatório, os primeiros efeitos, como quebra de janelas, costumam ocorrer em magnitudes entre 4 e 4,9 na escala Richter. Para afetar as fundações de casas e prédios e provocar rachaduras, o intervalo é entre 7 a 7,9 graus.


A unidade de medida para calcular a magnitude dos terremotos foi criada pelo sismólogo Charles F. Richter, em 1935, a partir de análises de ondas sísmicas dados coletados de tremores  anteriores. Trata-se de uma escala que se inicia no grau zero e, teoricamente, é infinita. Não houve, no entanto, nenhum registro de terremoto igual ou superior a 10 graus. 

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS