sexta-feira, maio 24, 2024

InícioBRASIL E MUNDOMoradores do interior transformam terreno baldio em praça - Cidades

Moradores do interior transformam terreno baldio em praça – Cidades

Um terreno abandonado em Nova Andradina (MS), no bairro Portal do Parque, transformou-se em uma praça pela força dos moradores.

A área, de aproximadamente mil metros quadrados, contrastava com as construções modernas do bairro. Então, quatro moradores se uniram e descobriram que era um terreno público.

Eles se dedicaram diariamente para realizar a manutenção da área com limpeza, retirada de lixo, plantio de mudas de árvores, colocação de proteção lateral para proteger as plantas, entre outras ações.

(Foto: Divulgação/ Nova News)

Conforme as mudas das árvores cresciam, os vizinhos verificaram que seria necessária uma torneira naquele espaço. Em 2021, foi protocolado um ofício junto à Sanesul, que instalou um ponto de água.

Também foi solicitada por ele à empresa Base MS a doação de pedras, as quais foram dispostas em círculo em volta das mudas, deixando o local mais bonito, e também ao redor de toda praça.

Vendo os esforços, a Prefeitura passou a colaborar com a manutenção da limpeza, disponibilizando maquinário tanto para retirada de entulho quanto para deixar o terreno plano.

(Foto: Divulgação/ Nova News)

A ação voluntária dos moradores foi transformando, gradativamente, um terreno abandonado em uma praça pública, carinhosamente chamada por eles de “Praça das Árvores”. Um dos ajudantes comprou mudas de árvores raras e em risco de extinção para fazer o plantio.

Outro destaque importante é que a maioria das plantas são árvores frutíferas. O grupo de moradores realizou o catálogo de todas árvores plantadas. A praça possui 64 árvores e, destas, 50 árvores são de frutos comestíveis. É a primeira e única praça na cidade de Nova Andradina cuja maioria das árvores são frutíferas.

Hoje, além dos quatro vizinhos, as esposas deles e alguns outros moradores também estão ajudando na rega das árvores e na manutenção do terreno.

(Foto: Divulgação/ Nova News)

Este ano, eles vão tentar a aprovação de projeto de lei municipal que denomine o espaço como “Praça das Árvores”. Recentemente, conseguiram, via Prefeitura de Nova Andradina, a instalação de 2 bancos de concreto, duas lixeiras e também a instalação de iluminação de led na praça.

O grupo pretende, ainda em 2022, conseguir plantar grama no local, fazer calçada e instalar quiosques e brinquedos para as crianças, seja com apoio da iniciativa privada, seja com apoio dos órgãos públicos.

Empresas ou pessoas que queiram contribuir de alguma forma podem entrar em contato com Pablo pelo telefone (67) 98123-8558.

(Com informações de Nova News)

O post Moradores do interior transformam terreno baldio em praça apareceu primeiro em Diário Digital.

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS