Bolívia e Venezuela rejeitam exclusões da Cúpula das Américas pelos EUA – Notícias

0
16


Os chanceleres boliviano e venezuelano rejeitaram nesta quinta-feira (5), em La Paz, que os Estados Unidos tenham decidido excluir Venezuela, Cuba e Nicarágua da Cúpula das Américas, que será realizada em junho em Los Angeles.


“O que estamos denunciando aqui ou insistindo em denunciar é que devemos evitar que se exclua qualquer país da participação em uma Cúpula que é de todas as Américas”, afirmou o chefe da diplomacia venezuelana, Félix Plasencia, durante uma coletiva de imprensa com o chefe da mesma pasta boliviano, Rogelio Mayta.


“Pareceria anacrônico pensar na possibilidade de celebrar uma Cúpula das Américas, onde se exclua a participação de alguns membros desta região”, disse Mayta.



Os Estados Unidos não vão convidar Cuba, Nicarágua e Venezuela para a próxima Cúpula das Américas, disse em Washington na segunda-feira (2) o chefe da diplomacia americana para a região, Brian Nichols.


“Cuba, Nicarágua e o regime de [Nicolás] Maduro não respeitam a Carta Democrática das Américas e, portanto, não espero sua presença”, declarou Nichols.


Mayta afirmou que uma cúpula “com alguma exclusão” vai afetar o multilateralismo no continente.



O chanceler venezuelano agradeceu, ainda, ao presidente boliviano, Luis Arce, por criticar a decisão americana contra três países com governos de esquerda aliados da Bolívia.


“Não há razão alguma que justifique a exclusão dos povos e das vozes na nossa América”, escreveu Arce na quarta-feira (4), ao exortar “que todos os países da América sejam convidados para a Cúpula” de Los Angeles.


Na semana passada, Cuba denunciou que os Estados Unidos a excluíram dos preparativos para a cúpula e qualificaram de “retrocesso histórico” do governo de Joe Biden.


A ilha participou pela primeira vez em uma Cúpula das Américas em 2015 no Panamá no âmbito do processo de aproximação entre Estados Unidos e Cuba impulsionado pelos então presidentes Barack Obama e Raúl Castro.


FONTE: R7