Polícia descobre banco de receptação de documentos e celulares na Cracolândia – Notícias

0
13


Em mais uma megaoperação na região da Cracolândia, na manhã desta terça-feira (11) a Polícia Civil de São Paulo descobriu duas tendas de receptação de documentos pessoais, celulares e até de cobre. Segundo as investigações, o local tem relação direta com outros tipos de crimes que têm crescido no estado, como as extorsões praticadas por meio do Pix e o furto de celulares. 


“A Cracolândia está inserida nesse ciclo vicioso em que a dependência leva ao tráfico e o tráfico leva à prática de crimes crimes contra o patrimonio. E isso atrai, inclusive, esses receptadores de celulares, que alimenta justamente essas ações de falsos entregadores”, diz o delegado Roberto Monteiro,


“Hoje em dia o objeto de desejo deles é o celular. (…) Não só pelo valor agregado do próprio celular, como também pela possibilidade que ele apresenta de extração de dados, principalmente dados bancários, para a prática de estelionatos através de transferências por Pix.”


A operação chegou ao final da tarde com 20 pessoas detidas. Cinco delas foram presas em flagrante — duas já eram procuradas da Justiça e três por crimes em flagrante. Uma outra pessoa foi detida por desacato e liberada depois.


Um dos presos em flagrante é considerado um dos principais traficantes da Cracolândia atualmente. Apelidado de “filé com fritas”, o jovem de 22 anos já tem passagem por violência doméstica.


A megaoperação desta terça-feira contou com participação de 200 policiais civis, 300 policiais militares e 150 guardas civis metropolitanos. A ação esvaziou a Praça Princesa Isabel, onde o “fluxo” da Cracolândia estava estabelecido desde a última dispersão, em fevereiro desse ano.


Foram apreendidas também 209 porções de cocaína, dois e 118 porções de maconha, quatro tijolos fracionados e diversas pedras de Crack, 2 simulacros de armas de fogo, 11 Facas, 19 balanças de precisão e R$3.640,00 em dinheiro. Ainda de acordo com a Polícia Civil, 50 usuários pediram abrigo depois da operação.  


A polícia comemorou o novo esvaziamento do fluxo, já que concentrações grandes dificultam o trabalho dos policiais e da assistência social. O delegado Roberto Monteiro também ressaltou que já são 100 traficantes presos pela Operação Caronte, deflagrada contra traficantes da Cracolândia desde o ano passado. 


A tática dos investigadores para juntar provas contra os suspeitos é infiltrar policiais no meio do fluxo para gravar traficantes em ação. “Uma imagem vale mais do que milhares de palavras. Eles têm dificuldade de apresentar defesa porque as imagens são muito fortes”, comentou Monteiro. 

FONTE: R7