terça-feira, abril 29, 2025

InícioBRASIL E MUNDOFamílias perdem desconto na conta de luz: não seja o próximo

Famílias perdem desconto na conta de luz: não seja o próximo




Você sabia que milhões de famílias em todo o Brasil têm acesso a descontos significativos na conta de luz? É verdade! O governo federal implementou um programa chamado Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), que oferece descontos que podem chegar até 65% do valor da conta para famílias de baixa renda.

Veja antes: Beneficiários do Bolsa Família RECEBEM SUPER DESCONTO na conta de luz

No entanto, muitas delas ainda não usufruem desse benefício, como é o caso de 328 mil lares no estado de Mato Grosso.

O que é a Tarifa Social de Energia Elétrica?

A TSEE foi criada para auxiliar famílias que vivem na zona urbana dos municípios, proporcionando descontos expressivos em suas contas de luz. Para os indígenas ou quilombolas, a cobrança pode até ser zerada. Os descontos variam de acordo com o consumo mensal de energia, com percentuais que vão de 65% para consumos mais baixos até 10% para consumos mais elevados.

01 Conta de energia01 Conta de energia
Tarifa Social está sendo desperdiçada por famílias no MS. (Reprodução/internet)

Quem pode obter esse benefício?

Para ter acesso à Tarifa Social, é necessário:

  1. Estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico);
  2. Possuir uma renda familiar per capita de até meio salário mínimo, ou uma renda total de até três salários mínimos, desde que um dos membros da família demande o uso continuado de aparelhos elétricos para tratamento de saúde;
  3. Além disso, idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada também podem ser beneficiados.

Como solicitar o desconto na conta de luz

Atualmente, a Tarifa Social é concedida automaticamente para as famílias inscritas no CadÚnico. Porém, se sua família atende aos critérios de elegibilidade e ainda não está cadastrada, é importante fazer o requerimento do benefício. Para isso, você pode obter mais informações nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) em todo o Brasil.











FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS