Com mais de 500 mil seguidores nas redes sociais, o grupo Chega Mais Pra Cristo faz parte do Universal Music Christian Group. A aposta do “samba gospel” surgiu em 2007 e é formada por nove artistas cariocas da Igreja Batista Atitude, que se dividem nas posições de instrumentistas e vocalistas. Conheça agora a história do grupo.
LEIA MAIS:
Numa reunião entre os amigos, após um culto da rede de jovens do Ministério Apascentar de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, surgiu a ideia de criação de um grupo de “samba gospel”. O grupo Chega Mais Pra Cristo se popularizou na web com releituras de hits da música gospel no ritmo de samba, principalmente em 2020.
Hoje o grupo acumula aproximadamente 20 milhões de visualizações no YouTube e cerca de 63 mil ouvintes mensais no Spotify. O Chega Mais Pra Cristo é formado por Artur Felipe (banjo), Jorge Paulino (tantã), Alexandre Rodrigue (pandeiro), Junior Luiz (cavaco e voz), Thiago Costa (violão), Bianca Magalhães (voz), Hudson Souza (reco-reco), William Gelli (surdo) e Arthur Cruz (voz).
O samba sempre trouxe elementos rítmicos ligados à espiritualidade, e foi capaz de organizar pessoas ao redor da religião. E o gênero musical, que se tornou parte da identidade brasileira desde os anos 1930, passou por mudanças nas suas letras, acomodando ideias diferentes, traduzindo anseios da sociedade e, também, reunindo pessoas de todas as crenças.
O samba atravessa a música brasileira, não apenas com a bossa nova, mas também no forró, no caso do coco, e do funk, que resguarda no batidão a pulsão dessa longa parceria entre ritmo e espiritualidade.
Com a tradicional percussão e o reco-reco à disposição, a ideia do Chega Mais pra Cristo é inserir no mercado um repertório totalmente ligado à religião cristã, com expressão da crença desenvolvida no segmento protestante.
Neste ano, após o contrato com a Universal Music, o Chega Mais Pra Cristo reuniu mais de 500 pessoas, para a segunda edição do Luau Beach, evento que leva a mensagem do Evangelho durante um dia de praia e boa música.
“Estar na Universal Music pra nós é a realização de um sonho, uma grande honra, uma conquista não só pro grupo mas também pro segmento do samba gospel. Acreditamos que essa conquista abrirá muitas portas pra muitos outros grupos, o que muito nos alegra. Só temos a agradecer a Deus por tudo que tem acontecido conosco”, declara Hudson Souza, integrante do Chega Mais Pra Cristo e tocador de reco-reco.
O projeto que fez o Chega Mais Pra Cristo viralizar foi a “Roda de Samba do Chega Mais”. Gravada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense, o conteúdo viralizou e fez a banda crescer no número de seguidores.
Mas afinal, quem é o grupo Chega Mais Pra Cristo?
O nome Chega Mais Pra Cristo surgiu num festival na igreja que congregam atualmente, a Igreja Batista Atitude, na Barra da Tijuca (RJ), do pastor Josué Valandro Jr. Com composição do líder e idealizador do grupo, Artur Felipe, o coletivo foi classificado para as finais e ficou conhecido na comunidade religiosa. Em 2011, o grupo lançou seu primeiro álbum totalmente autoral.
“Muita gente passa e chega perto sem saber que é pra Cristo e quando vê se dá conta de que é algo para Deus. E dessa forma, graças a Deus, estamos ganhando muitas almas para Jesus”, declara a vocalista Bianca Magalhães.
Na sequência, lançaram o projeto “Chega Mais Clássicos”, com releituras em ritmo de samba de canções que marcaram a música gospel no Brasil. A versão do grupo para os hits “Emaús” e “Pode Morar Aqui” ultrapassou a marca de 2 milhões de visualizações no YouTube. Com os covers, foram indicados ao Troféu Gerando Salvação 2024, na categoria “Cover do Ano”.
Os artistas também participaram do projeto “100 Preconceito”, idealizado pelo produtor artístico Alex Passos e com produção executiva da gravadora Todah Music. A produção musical foi assinada por Pezinho, que já trabalhou com Exaltasamba, Pixote, Turma do Pagode, Belo, Thiaguinho e Mumuzinho.
A gravação do “100 Preconceito” aconteceu no Vidigal, no Rio de Janeiro, e também na Igreja Além do Véu e nos estúdios da Fórmula do Samba, ambos em São Paulo. O Chega Mais Pra Cristo participou ao lado do grupo Marcados, do cantor Daniel Luz e do pastor DD Junior.
O “Quem É” é um quadro proprietário do POPline.Biz é Mundo da Música que apresenta artistas em ascensão para o mercado musical. Existente desde 2021, o quadro foi responsável por contar traçar o perfil de mais de 300 artistas como Marina Sena, João Gomes, Carol Biazin, Iguinho & Lulinha, Felipe Amorim e mais.