sexta-feira, junho 21, 2024

InícioBRASIL E MUNDOChanceler alemão diz que não é possível agir como de costume após...

Chanceler alemão diz que não é possível agir como de costume após resultado ruim das eleições da UE

Todos os três partidos da coalizão governista da Alemanha sofreram perdas nas eleições parlamentares da UE no domingo, enquanto o Alternativa para a Alemanha, de extrema-direita, obteve sólidos ganhos, de acordo com os resultados provisórios nesta segunda-feira.

Entre os parceiros da coalizão, os Verdes foram os que mais caíram, recuando de 20,5% em 2019 para 11,9%, o que representa um golpe antes das eleições nacionais do próximo ano. Os social-democratas de Scholz caíram de 15,8% para 13,9% e os democratas livres pró-negócios caíram de 5,4% para 5,2%.

Os conservadores ficaram em primeiro lugar, como esperado, com 30%, em comparação com 28,9% em 2019, enquanto o AfD ficou em segundo lugar com 15,9%, acima dos 11%.

Scholz disse ser a favor de uma decisão rápida sobre a liderança da UE, acrescentando que o presidente da Comissão Europeia deve contar com uma maioria democrática dos partidos democráticos tradicionais no Parlamento Europeu.

“Não há razão para demorar muito com isso”, disse ele.

A chefe da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, começou a tentar formar uma coalizão nesta segunda-feira, conforme seu Partido Popular Europeu (PPE), de centro-direita, ganhou assentos.



FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS