sexta-feira, junho 21, 2024

InícioESPORTESTorcedores do Valencia são condenados à prisão por ataques racistas contra Vini...

Torcedores do Valencia são condenados à prisão por ataques racistas contra Vini Jr

Sentença inédita no futebol espanhol acontece pouco mais de um ano após incidente no estádio Mestalla

10 jun
2024
– 10h57

(atualizado às 11h03)




O crime aconteceu no jogo entre Valencia e Real Madrid, em maio de 2023, no estádio Mestalla

Foto: Lance!

Três torcedores que proferiram ataques racistas contra Vini Jr foram condenados nesta segunda-feira, 10, a oito meses de prisão. O crime aconteceu no jogo entre Valencia e Real Madrid, em maio de 2023, no estádio Mestalla.

5 vezes em que Vini Jr lutou contra o racismo
5 vezes em que Vini Jr lutou contra o racismo

A sentença, que é a primeira condenação na Espanha por um caso de racismo no futebol, também proíbe os condenados a entrar em qualquer estádio no país durante dois anos e inclui o pagamento de multa aos envolvidos.

“Esta sentença é uma ótima notícia para a luta contra o racismo na Espanha, pois repara os danos sofridos por Vinicius Junior e envia uma mensagem clara para aquelas pessoas que vão a um estádio de futebol para insultar que a LaLiga irá detectá-los, denunciá-los e haverá consequências criminais”, disse Javier Tebas, presidente da LaLiga.

Relembre o episódio de racismo contra Vini Jr

Em 21 de maio de 2023, durante o jogo entre Valencia e Real Madrid no Mestella, Vini Jr sofreu o maior de todos os ataques racistas dentre vários sofridos nos últimos anos na Espanha. Além de gritos de “mono” (macaco, em espanhol) ao longo da partida, o brasileiro foi hostilizado com xingamentos racistas após uma reclamação com a arbitragem.

Vinicius puxou o árbitro Ricardo De Burgos Bengoetxea para denunciar um determinado torcedor atrás do gol. O juiz conversou com jogadores e com os técnicos dos dois times, além do quarto oficial, e a partida chegou a ser paralisada por causa deste episódio de racismo.

FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS