PERGUNTA: Haverá eleições?
RESPOSTA: Há uma maioria esmagadora como nunca antes que está disposta a votar por uma transição à democracia. Todos os estudos de opinião indicam que o nosso candidato Edmundo González [Urrutia] tem entre 60 e 65 pontos, que Maduro tem menos de 25 e que uma pequena parcela ainda não decidiu.
Maduro ainda vai procurar formas de manipular, de criar obstáculos, de intimidar, de prender as pessoas, mas o fato de haver data para o dia 28 e de que as pessoas sairão para votar é algo que não poderá ser escondido.
Claro que existem hipóteses, há quem diga que Maduro ainda pode suspender as eleições, mas no cenário em que estamos hoje, no qual há eleições no dia 28 de julho, não há como Maduro dizer que ganhou as eleições.
PERGUNTA: Se haverá eleições, Edmundo González Urrutia poderá finalmente candidato?
RESPOSTA: Hoje ele é candidato, hoje tem o apoio de todos os setores democráticos na Venezuela e hoje tem mais de 60% do apoio dos venezuelanos. Portanto, sim, sem dúvidas, uma transição à democracia começa em 29 de julho, a menos que Maduro decida arrebatar, cometer uma fraude escandalosa ou suspender as eleições.