Eu culpo o calor do verão. Não sei por que passei da tradição estreita de análises ‘típicas’ de jogos de ação/corrida que venho fazendo nos últimos 10 anos para simplesmente passar tempo com outros tipos de jogos, de outros gêneros. Mas é assim que tem sido, e embora eu relutantemente tenha distribuído análises de aventura, jogos de quebra-cabeça e apontar e clicar no início do ano, agora sinto que só me fez bem diversificar.
Parece quase bizarro que já se passaram quase 16 anos desde a última vez que joguei World of Goo, e isso foi no Nintendo Wii. Agora é hora, novamente, e ainda são os mesmos desenvolvedores por trás da sequência, que é quase a mesma coisa, quase exatamente da mesma maneira. Você tem que resolver diferentes tipos de quebra-cabeças usando sua própria gosma para erguer diferentes tipos de estruturas e edifícios. Sua gosma preta pode formar todos os tipos de blocos de construção para ajudá-lo a decifrar até mesmo os quebra-cabeças baseados em física mais desafiadores, e tudo é transmitido por meio de uma estética encantadora, bem-humorada e desenhada à mão que não mudou muito desde o primeiro jogo.
O desafio é basicamente tão simples aqui quanto em seu antecessor, é apenas a maneira de chegar lá que exige que eu, como jogador, reflita sobre a tarefa em mãos uma ou duas vezes. No início de cada nível, há uma série de “Goo Balls” que precisam ser movidas de um lugar para outro e, para conseguir isso, você precisa construir escadas de gosma semelhantes a DNA por meio de um tipo de gosma em que os outros tipos possam viajar. Ainda é como uma mistura entre Worms, Lemmings e Rolando, e ainda é divertido.
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Para um jogo de quebra-cabeça baseado em física, World of Goo 2 tem mais história e narrativa do que a maioria, e enquanto o primeiro jogo era algum tipo de sátira astuta sobre nossa sociedade de consumo (empacotado como um programa infantil de desenho animado desleixado), os desenvolvedores aqui no segundo fazem questão de tirar sarro da tendência atual acordada. Seria perfeitamente normal criticar este jogo por ser homofóbico ou talvez até racista, mas é tão fácil vê-lo como uma sátira relativamente leve em nossos tempos, e embora eu pudesse ter vivido sem a história em si (e o negócio de macacos no meio), eu estaria mentindo se dissesse que me senti chateado com as piadas muitas vezes políticas oferecidas.
A maior inovação aqui é explicada pela “gosma líquida” que compõe grandes partes de alguns dos quebra-cabeças baseados em física, algo que não era o caso no original mais tecnicamente primitivo. Eu gosto dessa melhoria, mas duvido que seja o suficiente para fazer com que pareça uma sequência adequada pela qual esperamos quase 16 anos. Há um potencial inexplorado aqui, há alguma repetição e, embora as partes sejam encantadoras, não posso dizer que me sinto particularmente entretido depois de algumas horas de World of Goo 2, como se alguma coisa parecesse um pouco velha. Certamente não sou um grande jogador de quebra-cabeças, mas isso não significa que me sinta particularmente desconfortável em distribuir classificações para esse tipo de jogo e, no geral, World of Goo 2 parece “bom” no meu mundo. Nem mais, nem menos.
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