quarta-feira, abril 23, 2025

InícioECONOMIAFazenda nega que Haddad havia fechado propostas para ‘acalmar mercado’ com relação...

Fazenda nega que Haddad havia fechado propostas para ‘acalmar mercado’ com relação ao fiscal

Em nota de esclarecimento, o Ministério da Fazenda, chefiado por Fernando Haddad, comunicou que não possui nenhum anúncio previsto de novas propostas de controle fiscal.

+Haddad: Trajetória da dívida preocupa e é preciso criar condições para queda de juros

A nota de esclarecimento ocorre após o colunista do jornal O Globo, Lauro Jardim, publicar que o ministro Haddad já havia fechado com sua equipe três propostas que apresentaria a Lula para tentar convencer o mercado financeiro que o governo está preocupado em reverter a deterioração do quadro fiscal.

A coluna ainda acrescentou que, se aprovada, poderá ser anunciada nesta semana.

“Não procede a informação e que não há, portanto, anúncio previsto”, diz o ministério da Fazenda.

“Importante ressaltar que notícia semelhante já foi desmentida há cerca de um mês, quando a mesma coluna publicou a nota ‘Equipe de Haddad já tem novas medidas para o mau humor do mercado, mas falta o ok de Lula’”, completa a pasta.

O início do ano tem sido pacato no que tange ao fiscal, de fato. Haddad chegou a conceder entrevista à CNN há alguns dias, todavia não sinalizou nenhum tipo de mudança ou ajuste fiscal visado pelo ministério.

Por ora, o foco da pasta tem sido a reforma tributária, dado que Lula sancionou recentemente o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 68/2024, que regulamentar a reforma.

Além disso, o dólar – que superava os R$ 6 e estava sendo uma pedra no sapato do governo – recuou para abaixo dos R$ 5,90, perdendo força também ante outras moedas globais, em resposta a um Donald Trump menos rígido do que o esperado em termos de política tarifária.



FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS