O Hamas acusou o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de encorajar o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, a abandonar o frágil cessar-fogo em Gaza e endurecer o bloqueio, após a exigência enérgica de Trump de que todos os reféns sejam libertados imediatamente ou enfrentem consequências terríveis (via Reuters).
O cessar-fogo, negociado com o envolvimento do enviado de Trump e do governo Biden, foi estruturado para garantir a libertação de reféns em fases, mas com a primeira fase concluída e Israel impondo um bloqueio total, a pressão está aumentando sobre o Hamas para cumprir sem entrar na próxima etapa das negociações.
Enquanto os palestinos alertam que o bloqueio ameaça levar os 2,3 milhões de residentes de Gaza à beira da fome, Trump reafirmou seu apoio inabalável às ações de Israel, prometendo que nenhum membro do Hamas estaria seguro se resistisse. Por enquanto, resta saber se os esforços diplomáticos podem salvar o cessar-fogo.








