A República Dominicana expressou indignação depois que o conservador Partido Popular (PP) da Espanha compartilhou um vídeo gerado por IA que acusava indiretamente a nação caribenha de corrupção (via Reuters).
O vídeo, postado no X (e agora excluído), mostrava com humor um primeiro-ministro sem camisa, Pedro Sanchez, descansando em uma praia sob o título “A Ilha da Corrupção”, enquanto parodiava o popular programa “A Ilha das Tentações”, filmado na República Dominicana.
O Ministério das Relações Exteriores da República Dominicana chamou o post de “ataque cruel e incompreensível”, acusando o PP de usar símbolos nacionais para fins políticos internos. O vídeo rapidamente acumulou mais de 400.000 visualizações antes de ser excluído, e o PP esclareceu que não pretendia prejudicar a reputação da República Dominicana.
O primeiro-ministro Pedro Sánchez, que não viu o vídeo, mais tarde pediu desculpas pelo incidente, expressando sua profunda vergonha. À medida que a tecnologia de IA se torna mais prevalente em campanhas políticas, as questões sobre seu uso ético continuam a crescer. Por enquanto, resta saber como os partidos políticos navegarão pela crescente influência da IA em suas estratégias.
https://www.youtube.com/watch?v=lxHXu9Eyd6A/