Em uma nova escalada das tensões comerciais, o presidente Donald Trump anunciou na terça-feira que os Estados Unidos imporão uma tarifa de 50% sobre as importações de aço e alumínio do Canadá, dobrando a taxa planejada anteriormente (via Reuters).
A medida vem em resposta à decisão inesperada e controversa de Ontário de impor uma tarifa de 25% sobre as exportações de eletricidade para os Estados Unidos, uma medida que provocou indignação entre autoridades americanas e líderes do setor.
Trump, em um post no Truth Social, declarou que seu governo também exigiria que o Canadá removesse o que ele chamou de tarifas excessivas sobre produtos lácteos americanos, alertando que o não cumprimento poderia levar a taxas ainda mais altas sobre os automóveis canadenses a partir de 2 de abril.
Ele ainda sugeriu declarar uma emergência nacional de eletricidade nas áreas afetadas, retratando o impasse como mais um exemplo de práticas comerciais desleais que prejudicam as indústrias americanas. Por enquanto, resta saber como o Canadá responderá a essa última escalada.








