Bryan Coquard não é o culpado pela queda de Jasper Philipsen, e Cofidis tentará apelar do cartão amarelo –

0
11

O ciclista belga Jasper Philipsen sofreu uma queda grave durante a Etapa 3 do Tour de France e foi forçado a se retirar da competição. Ele já está na Bélgica, tendo sido submetido a uma cirurgia na articulação acromioclavicular. Agora toda a culpa recaiu sobre Bryan Coquard, da Cofidis, aquele que supostamente causou a queda.

Certamente, Coquard já pagou por suas ações: ele foi multado em 500 francos suíços, cerca de 535 euros, teve 13 pontos removidos na classificação e recebeu um cartão amarelo, um novo sistema introduzido pela UCI em 2025 para lidar com comportamentos perigosos ou antidesportivos no pelotão, como corrida irregular, obstrução ou empurrões. Se ele receber outro cartão amarelo durante o Tour de France, ele será desclassificado e suspenso por sete dias.

No entanto, é justo? O vídeo do incidente parece confirmar que, embora tenha sido Coquard quem atingiu Philipsen e caiu, ele apenas reagiu a uma cadeia de ações iniciadas por outros ciclistas, Jonathan Milan e Simone Consonni da Lidl Trek. E nem nada deliberado ou imprudente para causar o acidente quando examinado individualmente, pontos StickyBottle.com.

Quase em lágrimas, Coquard disse que “Você pode imaginar que fazer com que a camisa verde abandone não me traz absolutamente nenhuma alegria” e que “Mesmo que não tenha sido absolutamente de propósito, ofereci minhas desculpas a Philipsen e à Alpecin-Deceuninck. Eu não sou um cara mau, e isso é tudo menos agradável“. No entanto, ele recebeu muitos insultos e abusos online, o que fez com que sua equipe interviesse:

Bryan Coquard deseja enfatizar o quão profundamente afetado ele foi pelo acidente e retirada de Jasper Philipsen. Foi um infeliz incidente de corrida, mas de forma alguma sua responsabilidade está envolvida na mudança de trajetória. A equipe se reserva o direito de tomar medidas legais contra qualquer pessoa que viole sua integridade“.

Philip Roodhooft, co-proprietário da Alpecin-Deceuninck, a equipe de Philipsen, disse que Jasperfoi vítima de algo em que ele não estava totalmente envolvido“, mas “os outros dois, eles colidem ou batem, mas não se trata de culpar. Foi apenas um acidente estúpido, algo que pode acontecer“.

Agora, Cofidis está trabalhando para que o cartão amarelo em Coquard seja anulado, acreditando que não foi justificado. “Bryan mantém sua linha. Ele também foi vítima de um incidente de corrida“, e eles acham que “por envolver a camisa verde, o júri aparentemente sentiu que tinha que reagir“, reabrindo a polêmica em torno dos cartões amarelos no ciclismo.

O que é amarelo e o que não é amarelo?” O próprio Philipsen perguntou no ano passado, quando um acidente no Baloise Belgium Tour levou o colega Davide Bomboi a ser punido. “Ele não fez nada de errado. O amarelo era injusto e desnecessário” (via The Guardian).

Bryan Coquard não é o culpado pela queda de Jasper Philipsen, e Cofidis tentará apelar do cartão amarelo
Mathilde L’Azou / Team Cofidis



FONTE: Gamer Eactor ga