Durabilidade, segurança, estilo e praticidade devem guiar sua decisão na hora de definir os revestimentos de cada cômodo
Alguns detalhes de uma casa podem passar despercebidos no dia a dia. Com o tempo e a rotina, esses elementos acabam sendo vistos sob uma nova perspectiva. Seja o tecido dos estofados, os objetos decorativos ou o tipo de revestimento no chão, eles costumam chamar mais atenção depois que se conhece sua necessidade de limpeza, manutenção ou durabilidade.
No caso dos pisos, eles ganham uma importância ainda maior ao reformar. Por serem instalados diretamente no chão, eles tendem a se desgastar com maior facilidade, além de precisarem de cuidados específicos com a higienização. Os materiais de fabricação e acabamento são aspectos importantes, já que eles tendem a determinar se o piso suporta água ou mesmo se é ideal para cômodos mais movimentados.
Por isso, para decidir qual o piso ideal para cada um dos ambientes da casa, é preciso entender o que realmente é preciso considerar para essa escolha.
Tipo de acabamento
Além da estética, os pisos cumprem um papel fundamental de segurança. Antes de escolher o tipo de material, é preciso se informar sobre os tipos de acabamentos ideais para cada área da casa.
Ambientes molhados, como cozinha, banheiro, lavanderia ou áreas externas precisam de materiais com acabamento antiderrapante. Além disso, é possível instalar pisos com acabamentos que garantem conforto térmico nos ambientes como sala e quartos, como os laminados, por exemplo.
Durabilidade
Além da casa ficar bonita por mais tempo, pisos duráveis garantem menos manutenção e dores de cabeça no futuro. Ao escolher o revestimento, é preciso considerar suas características para garantir que sejam de boa qualidade e ideais para o ambiente escolhido.
Manutenção
O mesmo vale para a manutenção, quanto maior a facilidade de limpeza no dia a dia, mais prático é o tipo de piso escolhido. Dessa forma, o ideal é escolher o tipo de revestimento conforme o local que ele será instalado. Em ambientes que exigem limpeza mais pesada, como a cozinha, os pisos resistentes à água, como aqueles em cerâmica ou porcelanato, são os mais recomendados.
Quais os pisos mais comuns?
Atualmente, o mercado possui uma grande variedade de pisos, com diferentes características. Para escolher o melhor para cada ambiente, é preciso analisar os tópicos acima e entender melhor as particularidades de cada um.
Porcelanato
Ideal tanto para ambientes internos quanto externos, o porcelanato suporta água, é bonito e garante uma variedade enorme de estilos e acabamentos, combinando com muitos tipos de decoração. Além disso, o material requer pouca manutenção no dia a dia.
Esse revestimento pode ser instalado tanto em cômodos internos quanto externos, incluindo quartos, salas, cozinhas, banheiros e varandas.
Cerâmica
Entre os mais procurados, os pisos cerâmicos são considerados como uma escolha mais comum justamente pela sua durabilidade, facilidade de limpeza e variedade de estilos, combinando com diferentes tipos de decoração.
Os que possuem acabamento com textura áspera são indicados principalmente para a cozinha e o banheiro, já que não escorregam. Já aqueles com textura lisa combinam com a sala e os quartos.
Laminado
O piso laminado é uma solução para quem deseja ter o chão com a aparência de madeira, mas sem precisar de todo o esforço que esse acabamento exige. O laminado é um piso que tem alta durabilidade, além de suportar tráfego intenso. Por isso, esse material combina com a sala, corredor, quartos e até escritórios movimentados.
Ladrilho hidráulico
Um dos principais pisos para serem usados no exterior, o ladrilho hidráulico é muito resistente e antiderrapante. Além disso, ele possui uma variedade muito grande de cores, sendo perfeito para ambientes como varandas e espaço gourmet.