• ESPORTES
  • BRASIL E MUNDO
  • MÚSICAS
  • Famosos e TV
  • GAMERS
Buscar
Logo
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
sexta-feira, maio 1, 2026
Entrar / Cadastrar
Facebook
Logo

  • ESPORTES
    • ESPORTES

      Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

      1 de maio de 2026
      ESPORTES

      Palmeiras cochila, leva gol contra de goleiro e empata com Cerro na Libertadores

      30 de abril de 2026
      ESPORTES

      Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

      29 de abril de 2026
      ESPORTES

      “Ninguém é melhor que nós”: PSG encara Bayern na semifinal

      28 de abril de 2026
      ESPORTES

      Fifa lança ranking da Copa do Mundo de Clubes; Palmeiras lidera na Conmebol

      27 de abril de 2026
  • BRASIL E MUNDO
    • BRASIL E MUNDO

      Agente de viagens mata colega e esconde corpo no local de trabalho

      1 de maio de 2026
      BRASIL E MUNDO

      Mineradoras terão que aplicar percentual da receita em inovação no Brasil | CNN Brasil

      30 de abril de 2026
      BRASIL E MUNDO

      Viúva relembra tragédia do Titan e diz que recebeu “lama” dos corpos

      29 de abril de 2026
      BRASIL E MUNDO

      EUA x Irã: negociações de paz enfrentam novos obstáculos; entenda | CNN Brasil

      28 de abril de 2026
      BRASIL E MUNDO

      Hezbollah usará ‘esquadrões suicidas’ contra Israel no Líbano, diz site

      27 de abril de 2026
  • MÚSICAS
    • MÚSICAS

      Nova perícia conclui que PC Siqueira foi assassinado e contradiz suicídio

      1 de maio de 2026
      MÚSICAS

      Quem é Edson Gomes, cantor envolvido em polêmica com Daniela Mercury

      30 de abril de 2026
      MÚSICAS

      Câmara do Recife rejeita conceder título de cidadão recifense a Wagner Moura

      28 de abril de 2026
      MÚSICAS

      Ator de “Dança com lobos” condenado a prisão perpétua por agressão sexual

      28 de abril de 2026
      MÚSICAS

      Shakira promete surpresas e aquece público para megashow em Copacabana

      27 de abril de 2026
  • Famosos e TV
    • Famosos e TV

      No Rio, Shakira visita Maracanã e ganha camisas de Flamengo e Fluminense

      1 de maio de 2026
      Famosos e TV

      Filha de Caroline Bittencourt homenageia a mãe sete anos após tragédia

      30 de abril de 2026
      Famosos e TV

      Lívia Andrade detona Tia Milena. ‘Não sou obrigada a sorrir’

      29 de abril de 2026
      Famosos e TV

      Comentarista da Record News Richard Rytenband morre aos 45

      28 de abril de 2026
      Famosos e TV

      Maíra Cardi pede orações após filha ser internada nos EUA

      27 de abril de 2026
  • GAMERS
Início ESPORTES Promessa que jogou com Alisson e Neymar vira psicólogo e quer a...
  • ESPORTES

Promessa que jogou com Alisson e Neymar vira psicólogo e quer a seleção

Por
PEDRO SILVA
-
8 de setembro de 2025
0
22
Facebook
Twitter
Pinterest
WhatsApp
    Promessa que jogou com Alisson e Neymar vira psicólogo e quer a seleção

    (UOL/FOLHAPRESS) – Luis Guilherme poderia ter sido um dos convocados por Carlo Ancelotti para os jogos contra Chile e Bolívia. Era ele o goleiro titular nas seleções de base do Brasil da famosa geração 1992 ao lado de Neymar, Philippe Coutinho, Casemiro, Alex Sandro e Dudu. O reserva era Alisson. Os anos se passaram e enquanto os outros tiveram uma carreira de sucesso nos gramados, o ex-goleiro do Botafogo tomou um caminho bem diferente.

    Sem disputar uma partida profissional desde 2019, quando defendeu o São Gonçalo, clube que disputava a segunda divisão do estadual do Rio de Janeiro, Luis Guilherme decidiu pendurar as chuteiras. O novo campo passou a ser a psicologia.

    Formado em 2017, ele ainda conciliou nos dois últimos anos a nova profissão com a de atleta, dividindo o tempo entre a rotina de treinamentos com a de atendimentos.

    O retorno ao futebol não demorou, mas não foi pelo Botafogo ou pela seleção brasileira. Em 2023, ele foi contratado como psicólogo das categorias de base do Fluminense. Aos 33 anos, apesar de longe dos gramados, Luis ainda sonha com a amarelinha e uma Copa do Mundo.

    Sempre penso que poderia estar na seleção. Todo mundo que jogou bola sonha com isso. Penso como poderia ter acontecido e como teria sido minha vida como jogador. Mas eu sou grato ao que vivi. nesta segunda-feira (08) trabalho com atletas novos e sei como é difícil essa fase. E nesta segunda-feira (08) também posso sonhar alto de novo. Sonho em ser o psicólogo da seleção brasileira, sonho em ser um professor universitário e escrever um livro. O estudo me abriu muitas portas novamente

    LUIS GUILHERME ERA UMA DAS PRINCIPAIS PROMESSAS DA SUA GERAÇÃO

    O ex-goleiro e agora psicólogo do Fluminense convocado pela primeira vez como jogador em 2006 para um amistoso da seleção sub-14. Já a última vez foi em 2010 para a sub-19.

    No total, foram 77 convocações, com destaque para os títulos do Sul-Americano e Mundial sub-17 em 2009.

    Dois problemas pesaram para a trajetória do então goleiro. Uma foi o alto número de lesões. A primeira foi uma fratura de quinto metatarso que o deixou fora dos gramados por quatro meses após o corpo rejeitar o parafuso da cirurgia.

    A segunda foi o planejamento do clube. Aos 15 anos de idade, Luiz Guilherme foi promovido ao time profissional mesmo sem poder jogar já que só poderia assinar contrato com o clube no ano seguinte.

    “Era engraçado porque chegava com a roupa da escola e ia treinar. Foi um acordo que fiz com a minha mãe. Eu poderia treinar com o time, mas não poderia abandonar os estudos. Os mais velhos brincavam muito, mas também me apoiavam porque eles não tiveram essa mesma chance”, relembrou.

    A faculdade de psicologia entrou na vida de Luis Guilherme quando ele fraturou o quinto metatarso e saiu do radar da seleção para disputar o Sul-Americano Sub-20 em 2011. Em tratamento de recuperação e sem poder treinar, fez matrícula na Faculdade IBMR para poder ter uma alternativa caso a vida no futebol não vingasse. Por isso, ele se vê como uma exceção ao meio.

    “Muita gente reclama do atleta não ter interesse no estudo, mas é muito difícil conciliar tudo. Não vou dizer que é impossível, mas exige muito. E antes era ainda mais difícil porque era tudo 100% presencial. Eu morava na Pavuna, a faculdade era em Botafogo e depois passou para a Barra da Tijuca. Eu estudava, treinava e ainda ficava mais de três horas no trânsito”, relembrou a rotina de estudante e jogador.

    A vivência no futebol auxilia Luis Guilherme na ajuda com os jovens jogadores. Além dos jogos no fim de semana, ele tem o trabalho diário no clube, com a elaboração de relatórios, avaliações e atendimentos individuais e coletivos com os jogadores e comissão técnica.

    Fora do horário no clube, ele atende de forma particular pessoas do esporte e de outras áreas. Apesar da experiência que adquiriu no campo, a psicologia ainda segue como pilar do trabalho.

    A psicologia é a base sempre. Isso é primordial, mas tento juntar os dois mundos. Só pelo fato de ter sido jogador, não posso me basear na minha experiencia. É preciso ler muito, me atualizar, para juntar essas duas valências. Ter uma linguagem do futebol e uma base cientifica ajuda. Ter o lado da psicologia para transcrever para os atletas. O atleta é o centro do processo. Eu não posso ser muito acadêmico ou muito boleiro. Não é assim que funciona

    COMO FOI A PASSAGEM PELA SELEÇÃO

    Nestes quatro anos de seleção, Luis jogou com Neymar, Casemiro, Danilo, Philippe Coutinho, Alex Sandro, Oscar e Alisson, nomes que disputaram ao menos uma Copa do Mundo pelo Brasil. Apesar do período longo, ele admite que não tem mais relação com o grupo, mas que guarda boas saudades.

    “Sempre fui mais na minha e os caras atingiram um patamar difícil de chegar. Olha o Neymar. É muito assédio em todos os lugares que ele vai. Mesma coisa com o Coutinho. Nós jogamos futsal no Madureira, mas depois perdemos contato”, explica.

    Tinha uma relação boa era com o Alisson. Nós éramos companheiros de quarto e sempre ficávamos juntos. A gente jogava muito videogame. Era legal a convivência com ele. Ele sempre gostou muito de música e quando achava um violão, ele gostava muito de tocar. Ele era um cara do rock e sertanejo. Gostava de tocar as músicas gaúchas e sempre defendia o Rio Grande do Sul com unhas e dentes. Mas era um cara pacato, que não gosta de aparecer. Gosto muito dele

    Desde 2015, Alisson é nome certo em todas as convocações do Brasil. São 75 partidas no total e duas Copas do Mundo disputadas. Se for convocado para o Mundial de 2026, que será o terceiro consecutivo, atingirá marca obtida apenas por Taffarel, atual preparador de goleiros do Brasil.

    “Eu era o titular até o Sul-Americano de 2009, mas depois o Alisson passou o trator. Ele sempre foi muito acima da média. Tem uma cobrança exagerada nesta segunda-feira (08) nele, mas ninguém disputa duas Copas e agora [pode ir] para a terceira se não for muito bom. O Alisson merece tudo o que conquistou.”

    Sem mágoas por não ter atingido o mesmo sucesso que o ex-reserva Alisson, Luis Guilherme tem orgulho do passado e quer registrar a sua história em um livro que chamará ?Entre luvas e livros?.

    “O futebol me deu muito, conheci muitos lugares do mundo, joguei na Seleção e vivi o lado luxuoso do futebol. Mas eu também conheci o lado B, com estruturas ruins, clubes pequenos. Essas condições mais difíceis me ajudaram a compreender o futebol. É bom falar sobre o futebol que deu certo, mas o esporte tem muitas nuances. Eu bebi em todas as fontes. Do mais alto nível ao mais baixo. Isso tudo eu vou escrever no meu livro”, concluiu.

    “Não há um jogador brasileiro que tenha a mesma característica do Casemiro, mas há alguns que podem jogar nessa posição, com características diferentes”, disse Ancelotti

    Folhapress | 12:15 – 08/09/2025

    FONTE: GOOGLE NOTÍCIAS

    • TAGS
    • Alisson
    • jogou
    • Neymar
    • promessa
    • psicólogo
    • quer
    • seleção
    • vira
    Facebook
    Twitter
    Pinterest
    WhatsApp
      Artigo anteriorSelic no fim de 2025 continua em 15%, projeta Focus
      Próximo artigoJuiz de Fora recebe a 1ª Feira Literária de Perifa no bairro São Benedito
      PEDRO SILVA
      PEDRO SILVA
      SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.
      WhatsApp

      ARTIGOS RELACIONADOSMais do autor

      Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

      Clima esquentou nos Playoffs da NBA em Atlanta; árbitro acabou no chão

      Palmeiras cochila, leva gol contra de goleiro e empata com Cerro na Libertadores

      Palmeiras cochila, leva gol contra de goleiro e empata com Cerro na Libertadores

      Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

      Copa: veja lista de jogadores lesionados e situação nas seleções

      NOTÍCIAS EM DESTAQUE

      Notícias do Brasil e do Mundo: Sexta, 1 de Maio de 2026

      1 de maio de 2026

      Leão XIV: sem medo de lutar pela Paz

      1 de maio de 2026

      No Rio, Shakira visita Maracanã e ganha camisas de Flamengo e Fluminense

      1 de maio de 2026

      CIDADE E REGIÃO

      Notícias do Brasil e do Mundo: Sexta, 1 de Maio de 2026

      1 de maio de 2026

      Leão XIV: sem medo de lutar pela Paz

      1 de maio de 2026

      No Rio, Shakira visita Maracanã e ganha camisas de Flamengo e Fluminense

      1 de maio de 2026

      CATEGORIAS

      • MÚSICAS21079
      • GAMERS15121
      • ESPORTES10147
      • Famosos e TV7093
      • BRASIL E MUNDO6843
      • ECONOMIA4991
      • ÚLTIMA NOTICIAS1117
      Logo

      PRECISA DE UMA SITE IGUAL A ESSE?

      Atuamos no ramo de criação de sites profissionais com 16 anos de experiência, atendendo todo o Brasil. Desenvolvemos seu site com um perfil totalmente descritivo de sua marca, com a agilidade e atenção que o seu negócio precisa ter. Cuidamos da criação dos textos, imagens e todo o layout do site. Na Entre Midia é simples assim: você aparece e cresce!

      ENTRE EM CONTATO AGORA MESMO E PEÇA O SEU!

      SIGA-NOS

      Facebook
      Instagram
      WhatsApp

      © 2022 Todos os direitos reservados. Empresa do Grupo W6.