A Epic Games, empresa responsável por Fortnite e pela Unreal Engine, recebeu uma nova rodada de investimentos bilionários da Sony e KIRKBI, empresa-mãe por trás do Grupo LEGO. O financiamento total, segundo reporta a companhia, é de US$ 2 bilhões divididos igualmente entre as partes e tem o objetivo de “avançar na sua visão do metaverso e apoiar seu crescimento contínuo.”
“Como uma companhia de entretenimento criativo, estamos empolgados em investir na Epic para aprofundar nosso relacionamento no campo do metaverso, um espaço onde criadores e usuários compartilham seu tempo”, disse Kenichiro Yoshida, presidente e CEO da Sony Group Corporation.
Yoshida declarou, ainda, que a Sony confia na expertise da Epic, incluindo o seu recém-lançado motor gráfico. Vale lembrar que a PlayStation Studios, que contempla os estúdios first-party da Sony, foi confirmada como uma das dezenas de desenvolvedoras que já trabalham com a Unreal Engine 5 atualmente.
Epic Games revela estúdios que já estão trabalhando com a Unreal Engine 5, incluindo PlayStation e Xbox.Fonte: Divulgação/Epic Games
“Combinada com as tecnologias da Sony, [a expertise da Epic] vai acelerar nossos diversos esforços, como o desenvolvimento de uma nova experiência digital para fãs de esportes e nossas iniciativas de produção virtual”, acrescentou.
Antes, a Epic Games já havia recebido um aporte financeiro de 450 milhões de dólares da Sony — sendo US$ 250 milhões injetados em julho de 2020 e outros US$ 200 milhões em abril do ano passado. Este novo investimento ainda depende de aprovações regulatórias, no entanto.
O CEO da KIRKBI, Søren Thorup Sørensen também comentou os motivos por trás do investimento, que é uma aposta em “tendências que vão impactar o futuro”. Ele ressaltou, ainda, que a Epic Games é conhecida por criar “experiências divertidas e criativas, além de capacitar criadores de todos os tamanhos”.
Já Tim Sweeney, CEO e fundador da Epic Games, afirmou que esse investimento “vai acelerar o trabalho da empresa para construir o metaverso e criar espaços onde os jogadores possam se divertir com amigos, marcas possam construir experiências criativas e imersivas e criadores possam construir uma comunidade e prosperar”.