Milhares de pessoas se manifestaram em Londres, na Inglaterra, neste sábado (16), convocadas pelo movimento ambientalista Extinction Rebellion para exigir a cessação imediata de novas infraestruturas ligadas aos combustíveis fósseis e alertar para a emergência climática.
Segundo informações do Twitter oficial do movimento no Reino Unido, uma multidão ocupou o bairro de Marble Arch durante a tarde. Alguns manifestantes chegaram a se amarrar ao teto de uma limusine como forma de protesto.
De manhã, os militantes do Extinction Rebellion se instalaram em um caminhão e bloquearam uma rua próxima ao Hyde Park.
“Eu sei que minhas ações deixarão muitas pessoas com raiva, mas estou disposto a assumir a responsabilidade por isso”, disse o manifestante Etienne Stott. “Mas nosso governo também deveria se responsabilizar por suas decisões, que destróem a capacidade de nosso planeta sustentar a civilização humana”, completou.
Segundo a polícia local, seis pessoas foram detidas durante o protesto. Há uma semana, o movimento tem executado uma série de ações para pedir o fim dos combustíveis fósseis.
Também neste sábado, um grupo de manifestantes igualmente ligados ao Extinction Rebellion protestaram em Paris, na França, bloqueando o Grand Boulevard e propondo reflexões sobre o futuro do planeta durante o fim de semana de Páscoa.