sexta-feira, junho 21, 2024

InícioBRASIL E MUNDONovo hospital no Norte do ES terá 260 leitos; obra deve ser...

Novo hospital no Norte do ES terá 260 leitos; obra deve ser entregue em 2025 – Cidades

Foto: Reprodução/ Governo do ES

O Norte do Espírito Santo vai ganhar um novo hospital geral com 260 leitos. O Complexo de Saúde do Norte será construído em São Mateus e irá substituir o atual Hospital Estadual Dr. Roberto Arnizaut Silvares (HRAS).

O Complexo vai contar com u, Centro Regional de Especialidade (CRE), Farmácia Cidadã Estadual, Hemocentro Regional e a nova sede da Superintendência Regional de Saúde Norte. 

Na manhã desta quinta-feira (14), o governador Renato Casagrande apresentou o projeto do Complexo, que terá um investimento de cerca de R$ 300 milhões.

Durante a apresentação do projeto, o governador destacou os avanços realizados na área da saúde nos últimos anos, principalmente por conta da pandemia.

“Antes da pandemia, tínhamos 638 leitos de UTI. Hoje temos 1.248 leitos de UTI. Abrimos um hospital novo em Cachoeiro de Itapemirim e estamos apresentando agora o Complexo de Saúde do Norte. Um equipamento público que vai atender o Espírito Santo, mas também a pacientes de todo País que necessitarem de atendimento gratuito”, disse. 

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes, destacou que o Complexo é uma conquista para a população da região que necessita de atendimento pelo SUS.

“É a principal obra pública na região Norte. Uma conquista importante para a população e para os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS), que vai integrar serviços em um mesmo local, qualificando a assistência”, disse 

Nésio disse ainda que o novo espaço vai fomentar à inovação tecnológica, por meio da parceria com o apoio do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi).

O Departamento de Edificações e de Rodovias do Espírito Santo (DER-ES) será o responsável pela licitação, em Regime Diferenciado de Contratação Integrada (RDCi), e pelo acompanhamento da execução da obra. O Complexo deve ser entregue até o final de 2025. 

Complexo de Saúde do Norte terá heliponto

O Complexo de Saúde do Norte será construído na Rodovia BR 101 – Norte, na altura do Km 71m, em São Mateus. Ao todo, a ´´área tem 80.822 metros quadrados. O projeto inclui um heliponto, 480 vagas de estacionamento para veículos e 160 vagas para bicicletas.

Segundo o governo, o hospital contará com 260 leitos e será construído de forma modular na mesma área do atual HRAS, com as transferências dos setores hospitalares por etapas à medida que forem sendo finalizadas, evitando a paralisação dos atendimentos e transferência de pacientes para a Região Metropolitana. 

O projeto arquitetônico será baseado no conceito “greenbuilding”, um tipo de edificação planejada para causar pouco impacto no meio ambiente. De acordo com o projeto, a obra terá painéis fotovoltaicos para reduzir o consumo de energia hidroelétrica, sistema da captação de água de chuva para uso na jardinagem e limpeza das calçadas e pátios internos, instalação de sistema hidrossanitário para separar e tratar o chamado esgoto cinza em uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com reutilização da água, utilização de lâmpadas LED, orientação de uso de fluxo cruzado de ventilação e de iluminação natural e paisagismo com plantação de árvores nas áreas de estacionamento e no restante da área.

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS