sexta-feira, maio 24, 2024

InícioBRASIL E MUNDOSamba Se Ata lança a segunda temporada do podcast ‘Quiçambas’ - Cidades

Samba Se Ata lança a segunda temporada do podcast ‘Quiçambas’ – Cidades

Samba Se Ata (Foto: Divulgação)

O grupo Samba Se Ata vai dar continuidade a um projeto visando a valorização feminina no samba, com a segunda temporada do podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras”. O programa de entrevistas é lançado nesta quarta (13), nas plataformas digitais, no dia da mulher sambista e centenário de Dona Ivone Lara, caso ainda estivesse viva.

Orquestra Sinfônica da Paraíba faz 2º concerto da temporada

Serão três episódios, um a cada semana. O primeiro é intitulado “Respeita as guardiãs! Brincando com as ancestrais no terreiro do samba” e aborda a história e trabalho de Alessandra Leão e entrevista a Dona Nice do Choro.

O segundo episódio é o “Pelas trilhas da Loba: mulheres que sambam com Alcione”, com a trajetória de Alcione e presença de Salete Marrom.

Para o encerramento, o projeto Quiçambas finaliza com “Lições de Elza e luta de Dandara: samba, mulheres e negritude”, abordando o legado de Elza Soares com a participação de Dandara Alves.

Assim como a primeira temporada do podcast, esta segunda também é um produto da lei Aldir Blanc de emergência cultural, através da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e será disponibilizada gratuitamente nas plataformas de áudio: Deezer, Spotify e Soundcloud.

Os primeiros episódios do “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras” continuam disponíveis nesses mesmos canais e podem ser acompanhados pelos novos ouvintes.

O podcast “Quiçambas memoráveis das mulheres compositoras” pretende continuar a fortalecer as vozes, histórias e músicas, agora de novas personagens abordadas e paraibanas entrevistadas. Além de solidificar o nome do próprio grupo Samba Se Ata.

“Queremos fortalecer os nomes de grupos e carreiras de sambistas mulheres e incentivar o aprendizado e desenvolvimento de musicistas, instrumentistas e compositoras para equalizar a participação das mulheres sambistas na cidade de João Pessoa enquanto opção de geração de renda e trabalho para todas as pessoas envolvidas nesta cena cultural pessoense”, afirma a integrante Suzany Silva.

Programação

Episódio 6 – 13/04: Respeita as guardiãs! Brincando com as ancestrais no terreiro do samba
Entrevista com Dona Nice do Choro sobre Alessandra Leão Episódio 7 – 20/04: “Pelas trilhas da Loba:mulheres que sambam com Alcione”
Entrevista com Salete Marrom sobre Alcione Episódio 8 – 27/04: Lições de Elza e luta de Dandara: samba, mulheres e negritude
Entrevista com Dandara Alves sobre Elza Soares

The post Samba Se Ata lança a segunda temporada do podcast ‘Quiçambas’ first appeared on Portal Correio.

FONTE: R7

PEDRO SILVA
PEDRO SILVA
SÓCIO GERENTE DO JORNAL ACONTECEU.

MAIS NOTÍCIAS